MIGRAÇÃO, TRABALHO E ESCOLA: A INSERÇÃO DOS ALUNOS NORDESTINOS NO COLÉGIO ESTADUAL INDEPENDÊNCIA NO MUNICÍPIO DE QUIRINÓPOLIS/GO EM 2015

Autores

  • JOSIANE DE AZEVEDO COSTA UEG - Campus Quirinópolis
  • LORRANNE GOMES DA SILVA UEG - Campus Quirinópolis

Palavras-chave:

Inserção. Migrante. Escola. Quirinópolis

Resumo

Este texto é produto de pesquisa monográfica em andamento e propõem avaliar a inserção dos alunos migrantes nordestinos no Colégio Estadual Independência no município de Quirinópolis/GO em 2015. A escolha deste tema está relacionada a situações vivenciadas e por pesquisas preliminares, que confirmaram as dificuldades que os alunos migrantes nordestinos enfrentam em sua inserção nas salas de aulas em Quirinópolis. As dificuldades observadas são variadas e vão do processo de adaptação ao lugar, na aceitação dos colegas, em compreender as diferenças no ensino, quanto ao preconceito com relação ao sotaque nordestino e muitas vezes às condições sociais, a discriminação, o bullying, entre outros. Além disso, sabe-se que o acolhimento por parte da escola nem sempre é prazeroso, demonstrando existir diferenças em relação ao tratamento dispensado aos alunos migrantes e não migrantes. Dessa forma, como é possível ajudá-los na adaptação e garantir que possam aprender? É preciso pensar na práxis da escola como um todo, rever os conceitos e criar condições para que esses alunos sejam respeitados e tenham garantido o que é de direito a todos – uma educação de qualidade. Nesse sentido, é importante criar alternativas que promovam a inserção e garanta os direitos desses alunos. A pesquisa é qualitativa e terá como metodologias a pesquisa bibliográfica e a aplicação de questionários, com os alunos migrantes nordestinos da escola referenciada; professores e gestores da escola. Para a escrita do texto autores como Amorim (2012), Rodrigues (2007), Freire (1996), Teixeira (2012), entre outros foram fundamentais.

Biografia do Autor

  • JOSIANE DE AZEVEDO COSTA, UEG - Campus Quirinópolis

    Graduanda em Geografia da Universidade Estadual de Goiás, unidade de Quirinópolis/GO e bolsista da pesquisa referida. 

  • LORRANNE GOMES DA SILVA, UEG - Campus Quirinópolis

    Professora do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás, Campus de Quirinópolis. Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, Instituto de Estudos Socioambientais, Campus de Goiânia/GO. 

Downloads