EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RECURSOS HÍDRICOS: A ÁGUA COMO MATRIZ ECOPEDAGÓGICA EM ANÁPOLIS

Autores

  • LÚCIA HELENA OLIVEIRA NUNES SEE-GO
  • ANANDA HELENA NUNES CUNHA UFG
  • FÁBIO MAURÍCIO CORRÊA PUC-GO

Palavras-chave:

Ferramenta recursos hídricos. Formação do sujeito ecológico. Matriz ecopedagógica em Anápolis.

Resumo

Cuidar, preservar e recuperar o meio ambiente coloca o homem como sujeito, aquele que deve e pode agir no meio em que vive. Mas o homem é parte desse meio ambiente, e, portanto aquele que deve interagir positivamente em relação a sua, também parte, no meio ambiente. Para tanto, busca-se compreender o desenvolvimento dos recursos hídricos e a importância destes como parte do ambiente que o homem compõe. Devido ao contexto histórico da relevância dos recursos hídricos na Terra, no Brasil, em Goiás e Anápolis, o objetivo do trabalho é recorrer à aplicação da educação ambiental. Esta que precisa ser aceita como prática de ações transformadoras do sujeito ecológico. Sendo assim, surge a necessidade de empregar a educação ambiental pautada na ferramenta recursos hídricos dentro da cidade de Anápolis. A metodologia a ser utilizada é a concepção da pedagogia como viga mestra de todo o processo educacional deve ser compreendida dentro da ferramenta recursos hídricos, pois é no tempo e no espaço da educação ambiental que podemos situar a contribuição da corrente pedagógica. O homem poderá buscar em seu interior sensações e motivações para formar uma consciência de si mesmo como parte do ambiente, como também elemento desse meio. E como tal deverá interagir de forma complementar com o ambiente buscando nos recursos hídricos a importância devida de sua participação do ambiente que compõe. Busca-se desta forma, como resultado a formação do sujeito ecológico através da aplicação da matriz ecopedagógica em Anápolis.

Downloads

Edição

Seção

Artigos