A CONSOLIDAÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO ENEM

Autores

  • ANA CLÁUDIA VERÍSSIMO MACHADO UEG
  • MAYSA DE FÁTIMA MOREIRA UEG
  • SANDRA ASSUNÇÃO NEGREIROS RODRIGUES UEG
  • ANA PAULA DE ALMEIDA SARAIVA MAGALHÃES UEG

Palavras-chave:

Construção. Raciocínio. Resolução de problemas.

Resumo

Este artigo trata de relato de experiência realizada pelos bolsistas do PIBID do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás-UEG, desenvolvida em uma Escola Estadual de Anápolis, com os alunos no Ensino Médio. O  trabalho foi realizado com atividades para resolução de problemas matemáticos do ENEM, tendo com o objetivo desenvolver a capacidade cognitiva dos alunos para a interpretação e resolução de problemas. A proposta metodológica baseou-se na participação ativa do aluno em todo processo, juntamente com o professor. Inicialmente, o trabalho foi direcionado para as pesquisas e estudos teóricos, visando à formulação da proposta de ensino; logo depois foi elaborada a proposta, concretizando-a em sala de aula. Com o desenvolvimento das atividades, observamos alguns pontos positivos no aprendizado dos alunos, tornando-se uma experiência bastante produtiva para os bolsistas envolvidos.

Downloads

Edição

Seção

Artigos