EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIA EM SALA DE AULA: (DES) CONEXÕES DE CONCEITOS, TEMAS E CONTEÚDOS

Autores

  • João Paulo de Oliveira Mestrando em Geografia (UFPB)
  • Wilton de Araújo Medeiros Docente da UEG / UnUCET, Campus Henrique Santillo, Anápolis – GO

Palavras-chave:

Cidade. Memória. Representação. Espaço.

Resumo

Este artigo se configura como relato e análise da importância e pertinência da interdisciplinaridade na
sala de aula, sobretudo, na vinculação História-Geografia, e, desta maneira, diversificando ferramentas e modos
de se pensar o espaço geográfico como construção da relação homem com a natureza. Referindo-se às aulas da
disciplina Cidade, memória e história oferecida no segundo semestre de 2012, no curso de mestrado em
Geografia da UFPB, refletimos, a partir das leituras e de um trabalho de campo, sobre conexões e desconexões
conceituais entre as disciplinas História e Geografia, possibilitando com isso, pensar sobre processo de
construção do conhecimento. Metodologicamente utilizamos como referência as leituras realizadas ao longo do
curso, bem como, a participação em um trabalho de campo na cidade de Caruaru – PE. Portanto, o trabalho versa
sobre a reflexão sobre teoria e metodologia de ensino

Downloads

Edição

Seção

Artigos