CASA DE BONECAS DE HENRIK IBSEN: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Márcia Peixoto Braudes Professora da Escola de Teatro de Anápolis (Secretaria Municipal de Cultura de Anápolis - GO)
  • Ilmara Batista Damasceno Professora da Escola de Teatro de Anápolis (Secretaria Municipal de Cultura de Anápolis - GO)
  • André Luiz dos Santos Professor da UEG - Universidade Estadual de Goiás / UnUCET, Campus Henrique Santillo, Anápolis - GO Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCGO - Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Palavras-chave:

Corpo. Composição. Casa de Bonecas.

Resumo

O trabalho apresentado é o relato da realização de um projeto desenvolvido na disciplina Processo de
Montagem ministrada por nós professoras no Curso Básico de Teatro na Escola de Teatro de Anápolis-Secretaria
Municipal de Cultura de Anápolis-GO, no segundo semestre de 2013. Primeiro, definimos as etapas de trabalho
por meio de um projeto, escolhemos a dramaturgia e traçamos um roteiro de possíveis leituras e campos de
estudos que pudessem contribuir na composição do espetáculo. Começamos pela leitura da obra “Casa de
Bonecas”, Henrik Ibsen (1879), seguida da contextualização histórica, social e política da época e de um estudo
sobre o autor. Posteriormente, partimos para uma análise individual dos personagens. As reflexões foram
norteadas por questões voltadas para um estudo do corpo tendo como referência teórica o “corpo dócil” de
Michel Foucault. Nesse percurso, tanto as vivências pessoais como a literatura e a teoria foram elementos que
compuseram os personagens e as cenas. O trabalho de intepretação foi fundamentado pela leitura da obra “O
Teatro Pobre” de Jerzy Grotowski, resultando em uma experiência nova e enriquecedora para os alunos e para a
comunidade escolar.

Downloads

Edição

Seção

Artigos