HUMANIZAÇÃO PELA ARTE E LITERATURA: IMPRESSIONISMO E HAIKAI EM EXPERIÊNCIAS ESTÉTICA
Resumo
Resumo: Este artigo apresenta uma das oficinas de fruição e apreciação estética, realizada com ex-moradores de rua, internos do Centro de Triagem da Missão Vida, no âmbito do projeto de extensão “Ateliês Literários: oficinas de leitura e fruição de Literatura e Artes”, no município de Anápolis-GO. No desenvolvimento do projeto foram realizadas atividades de extensão que promoveram a relação entre Literatura e Artes, por meio de oficinas de leitura e produção artística, com base nos pressupostos da Educação Estética. Configurou-se como problema a seguinte questão: Quais as condições necessárias ao diálogo intercultural no âmbito do ensino de Literatura para a formação integral do sujeito na sociedade contemporânea? Assim, deu-se ênfase à formação da pessoa que se encontra em situação de acolhimento (ex-moradores de rua), tendo como enfoque o papel da Literatura em sua função educadora, ligada, portanto, à formação integral do indivíduo. Para isso, recorreu-se aos princípios da Educação Estética, de Friedrich Schiller (2002 [1795]), às reflexões de Northrop Frye (2017) e Tzvetan Todorov (2010) sobre o ensino de literatura. Na oficina aqui relatada, focalizou-se o impressionismo artístico e a produção poética do Haikai para promover momentos de fruição estética e produção de escrita criativa.
Palavras-chave: Educação estética. Literatura. Artes.