HUMANIZAÇÃO PELA ARTE E LITERATURA: IMPRESSIONISMO E HAIKAI EM EXPERIÊNCIAS ESTÉTICA

Autores

  • THIAGO LOURENÇO DA SILVA UEG - Universidade Estadual de Goiás
  • ALINE DE MELO FREITAS UEG - Universidade Estadual de Goiás
  • DÉBORA CRISTINA SANTOS E SILVA UEG - Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Resumo:  Este artigo apresenta uma das oficinas de fruição e apreciação estética, realizada com ex-moradores de rua, internos do Centro de Triagem da Missão Vida, no âmbito do projeto de extensão “Ateliês Literários: oficinas de leitura e fruição de Literatura e Artes”, no município de Anápolis-GO.  No desenvolvimento do projeto foram realizadas atividades de extensão que promoveram a relação entre Literatura e Artes, por meio de oficinas de leitura e produção artística, com base nos pressupostos da Educação Estética. Configurou-se como problema a seguinte questão: Quais as condições necessárias ao diálogo intercultural no âmbito do ensino de Literatura para a formação integral do sujeito na sociedade contemporânea? Assim, deu-se ênfase à formação da pessoa que se encontra em situação de acolhimento (ex-moradores de rua), tendo como enfoque o papel da Literatura em sua função educadora, ligada, portanto, à formação integral do indivíduo. Para isso, recorreu-se aos princípios da Educação Estética, de Friedrich Schiller (2002 [1795]), às reflexões de Northrop Frye (2017) e Tzvetan Todorov (2010) sobre o ensino de literatura. Na oficina aqui relatada, focalizou-se o impressionismo artístico e a produção poética do Haikai para promover momentos de fruição estética e produção de escrita criativa.

Palavras-chave: Educação estética. Literatura. Artes.

Biografia do Autor

  • THIAGO LOURENÇO DA SILVA, UEG - Universidade Estadual de Goiás

    Graduado em Letras da Universidade Estadual de Goiás

  • ALINE DE MELO FREITAS, UEG - Universidade Estadual de Goiás

    Graduada em Letras da Universidade Estadual de Goiás

  • DÉBORA CRISTINA SANTOS E SILVA, UEG - Universidade Estadual de Goiás

    Doutora em Letras e Docente da Universidade Estadual de Goiás

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Publicado

2025-08-07

Edição

Seção

Artigos