MOTIVAÇÃO E DESEMPENHO ESCOLAR: UM ESTUDO COM ALUNOS DA 8ª CLASSE DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE NAMPACO.

Autores

  • ABUDO CHALE Universidade Rovuma departamento de ciências Naturais de Nampuala – Moçambique
  • MECUSSETE E. NICOLAU Escola Secundaria 12 de Outubro de Nampuala – Moçambique

Resumo

Este estudo analisa o nível de motivação dos alunos da 8ª classe da Escola Secundária de Nampaco e sua relação com o desempenho escolar. A investigação parte da constatação de que diversos fatores, como a distância entre casa e escola, a falta de apoio familiar e pedagógico e as dificuldades de adaptação, influenciam negativamente a motivação estudantil, contribuindo para o baixo rendimento e o desinteresse nas aulas. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas, observação não participante e análise documental, envolvendo 12 alunos, 2 professores e 2 diretores de turma. Os resultados mostraram que a motivação dos alunos é fortemente influenciada pelo apoio familiar, pela postura dos professores e pelas condições estruturais da escola. Foi possível verificar que professores motivadores, que usam estratégias adequadas e valorizam o esforço dos alunos, têm impacto positivo no desempenho escolar. Conclui-se que a motivação é essencial para o sucesso acadêmico e deve ser promovida através de ações conjuntas entre escola, professores e famílias. Recomenda-se que a escola adote estratégias específicas para apoiar os alunos mais vulneráveis e promova um acompanhamento contínuo, especialmente nas classes iniciais do ensino secundário.

Downloads

Publicado

2025-07-05

Edição

Seção

Artigos