DESAPONTAMENTO NO ENSINO E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA TRABALHADO ATRAVÉS DE JOGOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA REGIÃO NORTE DE PALMAS – TO
Resumo
Este artigo tem o objetivo de compreender por que nas escolas municipais da região norte de Palmas,
capital do estado de Tocantins, não se estimula o ensino e a aprendizagem matemática trabalhado através de jogos
pedagógicos. Para tanto levantou-se estímulos e objeções à aplicação desta metodologia. Quanto aos
procedimentos metodológicos optou-se pela pesquisa qualitativa e quantitativa-descritiva. Quanto aos meios de
investigação, foi realizado uma pesquisa de campo onde o universo da pesquisa foi as escolas municipais da região
norte de Palmas – TO, para tanto realizou-se entrevistas in loco com a aplicação de dois questionários e observação
participante. Observou-se que as escolas pesquisadas seguem à risca os regulamentados e os princípios
estabelecidos pela Secretaria Municipal da Educação e pelo MEC, alegam a não existência desta metodologia nos
respectivos materiais. Um outro ponto limitador observado é que o sistema educacional brasileiro possui um
currículo inchado, sendo13 disciplinas obrigatórias, além de 5 complementares, somados a poucos dias letivos. O
que caracterizaram os principais entraves da não utilização dos jogos. No entanto, percebeu-se que a educação
brasileira passa por novas configurações e os jogos matemáticos, hoje, está aflorando.