PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA AMPLIAÇÃO DO ECOTURISMO EM CALDAS NOVAS (GOIÁS)
Resumo
O município de Caldas Novas (GO), localizado na região do Cerrado brasileiro, é a maior estância hidrotermal do mundo. Este fato consolidou o seu mercado no segmento do turismo como um dos principais destinos do país, atraindo anualmente cerca de dez milhões de pessoas. O uso dos recursos hídricos como principal atrativo do município suscita preocupações significativas ligadas às pressões ambientais em função de seu uso intensivo. O objetivo deste artigo foi analisar o plano proposto para a expansão de um novo mercado turístico para o município, com foco no ecoturismo na região, aqui denominada morros e encostas de Caldas Novas. Os procedimentos metodológicos consistiram no desenvolvimento de uma matriz SWOT, que avaliou a proposta de expansão do mercado turístico através de uma análise das condições de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças aplicadas ao segmento. Os resultados mostraram que esta nova atividade apresenta elementos impulsionadores para novas oportunidades de negócio, mas também existem externalidades negativas que exigem estratégias participativas para a integração e benefício em longo prazo dos stakeholders como os principais beneficiários desta expansão.