REUTILIZAÇÃO DE MATERIAL FRESADO NA PAVIMENTAÇÃO - UM ESTUDO DE CASO: BR-364
Resumo
A engenharia precisa, cada vez mais, de inovações sustentáveis que busquem maximizar e promover o uso eficiente de recursos naturais através da reciclagem, com ideias que visam alcançar a redução de danos ambientais e que consiga proteger a nossa biodiversidade. Desta forma, buscou-se analisar a reutilização de material fresado na camada de base do pavimento em obras de infraestrutura. O presente trabalho trouxe uma revisão bibliográfica sobre estradas e pavimentação, com abordagem e definições do pavimento rígido e flexível, composição das camadas do pavimento, os principais tipos de revestimentos asfálticos, as manifestações patológicas do pavimento que podem surgir e uma abordagem sobre técnicas e execução da fresagem do revestimento já deteriorado. O objetivo geral foi analisar um estudo de caso na BR-364 de execução de camada de base do pavimento com reutilização de material fresado com adição de cimento e agregado, localizado entre as cidades de Ariquemes e Itapuã do Oeste, no estado de Rondônia. Foi possível concluir, através dos resultados de ensaio obtidos em laboratório, no que tange à resistência e granulometria, que o revestimento quando misturado com cimento e agregado se mostrou eficaz para utilização na camada de base do pavimento rodoviário. Os resultados mostraram uma melhora nos valores de ISC e expansão, além de evidenciarem que os valores dos limites de Atterberg foram atendidos.
Palavras-chave: Pavimento rodoviário. Reciclagem. Fresagem. Inovações sustentáveis.