A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO OPÇÃO PARA OTIMIZAÇÃO DAS AULAS DE MATEMÁTICA
Resumo
Este trabalho foi desenvolvido na disciplina de Estágio supervisionado I do curso de Licenciatura em Matemática do Campus CET – UEG- Anápolis, e os primeiros resultados foram apresentados durante o II ENLIM. A pesquisa foi realizada por meio de metodologia qualitativa com pesquisa bibliográfica, e também com pesquisa exploratória aplicada. Os dados aqui descritos, referem-se aos resultados da aplicação de uma atividade utilizando a Modelagem Matemática para o ensino do conteúdo de cálculo de volume dos sólidos em uma escola pública da cidade de Anápolis-GO, com alunos do 9º ano. Os resultados mostraram que os alunos estão abertos às inovações, se envolveram em todas as etapas do exercício e se tornaram protagonistas de todo processo de aprendizagem. Foi observado no início da pesquisa que alguns professores ainda são resistentes ao uso da Modelagem Matemática e isso pode ser devido ao modelo de formação inicial, ou mesmo continuada dos docentes que muitas vezes ainda é firmada no modelo tradicional e arcaico de ensino. Foi percebido também que ao contrário do que muitos acreditam, existem sim o gosto e interesse dos alunos em aprender matemática, o que falta em muitos casos, é dinamicidade no processo. Os dados alcançados são importantes para reflexão sobre o ensino da matemática; de forma mais efetiva, da aplicação da Modelagem Matemática como metodologia de ensino para a referida disciplina, que aliás pode ser excelente recurso para e auxílio ao professor na execução de aulas mais inovadoras.
Palavras-chave: Matemática. Modelagem. Formação. Professores.