EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL: UM ESTUDO REALIZADO NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS CENTRAL - SEDE:
ANÁPOLIS - CET
Resumo
O relato de experiência se trata de um estudo sobre a Educação do Campo no Brasil, realizado em 2022 na disciplina de Estágio I do curso de matemática, disciplina a qual teve como um dos objetivos o estudo das modalidades de ensino existentes no Brasil. Vale ressaltar a importância da Educação do Campo e a relevância de se estudar tal temática, já que é uma modalidade de ensino que tem como objetivo atender a população rural nas mais diversas formas de produção da vida. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo relatar tal pesquisa realizada e apresentar a proposta de ensino desenvolvida pelas autoras tendo como base todo o conhecimento obtido. Ademais, as metodologias utilizadas para a escrita deste relatório, foram: qualitativas e descritivas, com teor exploratório e bibliográfico. Sendo assim, os principais referenciais utilizados para o desenvolvimento de nossa pesquisa foram: Arroyo; Caldart e Molina (2004), Bezerra et al (2019), Caldart (2002), entre outros autores e documentos nacionais. Como principais resultados dessa pesquisa apresenta-se a necessidade de um estudo aprofundado para a compreensão das necessidades dos alunos que possuem essa modalidade como realidade, assim como, a essencialidade de fazer a contextualização do cotidiano desses discentes com suas vivências para uma maior compreensão dos conteúdos ministrados a eles.
Palavras-Chaves: Educação do Campo. Modalidade de Ensino. Estágio Supervisionado. Matemática.