PROTÓTIPOS DE FOGUETES:

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES EM ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

Autores

  • TÚLIO VADELEY ARAÚJO SILVA Centro de Ensino de Período Integral Estadual Doutor Mauá Cavalcante Sávio, Anápolis - GO
  • VIVIANE SOARES DO NASCIMENTO Centro de Ensino de Período Integral Estadual Doutor Mauá Cavalcante Sávio, Anápolis - GO
  • GABRIELE DE FREITAS MARASCO Centro de Ensino de Período Integral Estadual Doutor Mauá Cavalcante Sávio, Anápolis - GO
  • HASLEY RODRIGO PEREIRA Centro de Ensino de Período Integral Estadual Doutor Mauá Cavalcante Sávio, Anápolis - GO

Resumo

Há uma crescente demanda de profissionais com múltiplas habilidades que não consegue ser suprida pelos métodos de ensino tradicionais. A partir disso, a cultura MAKER aliada a metodologia STEAM (Acrônimo em língua inglesa: Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), são práticas requeridas no cotidiano dessa nova modalidade de ensino. Nesse sentido, as ações propostas por professores em competições locais (por exemplo: interclasse, concursos) e nacionais (por exemplo: Olimpíadas Brasileiras de Matemática, Astronomia, Biologia etc.) são bastante motivadoras para o desenvolvimento dos alunos, principalmente, sob uma ótica da cultura maker aliada à abordagem STEAM. Assim, a ação pedagógica aqui exposta, se trata do sucesso obtido pelos discentes do Centro de Ensino em Período Integral Drº Mauá Cavalcante Sávio (Anápolis-Goiás-Brasil), na 16ª Mostra Brasileira de Foguetes- MOBFOG e na 34ª Jornada de Foguetes do ano de 2022. O objetivo foi promover O objetivo da proposta foi promover o ensino-aprendizagem de astronomia a partir da prática da construção de foguetes e participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia.  A metodologia utilizada se trata de um relato de experiência que dá ênfase na narrativa descritiva e reflexiva da experiência vivenciada pelos participantes. Todos os dez alunos que deram continuidade nos lançamentos dos protótipos de foguetes conseguiram atingir mais de 90 metros. Diante a esses resultados, os discentes conseguiram nove medalhas de ouro e uma de prata na etapa local. Além disso, esses nove medalhistas foram classificados para a 34ª Jornada de Foguetes, que ocorreu no mês de Novembro de 2022, na cidade de Barra do Piraí, Rio de Janeiro, Brasil. Destaca-se o sucesso do projeto diante ao resultado de campeões gerais da jornada, dentre 63 equipes de diferentes locais do Brasil.  A competição, a classificação a vitória e os aprendizados trazidos aos jovens participantes do projeto, certamente transformaram a visão coletiva da sociedade sob eles, bem como a autopercepção dos alunos participantes que vislumbraram seu potencial, quando o protagonismo é aliado ao conhecimento e a sabedoria.

Palavras-Chave: OBA/MOBFOG; Jornada de Foguetes; Ciências da Natureza; Olimpíadas; Interdisciplinaridade.

Biografia do Autor

  • TÚLIO VADELEY ARAÚJO SILVA, Centro de Ensino de Período Integral Estadual Doutor Mauá Cavalcante Sávio, Anápolis - GO

    Centro de Ensino de Período Integral Estadual Doutor Mauá Cavalcante Sávio, Anápolis - GO

  • VIVIANE SOARES DO NASCIMENTO, Centro de Ensino de Período Integral Estadual Doutor Mauá Cavalcante Sávio, Anápolis - GO

    Centro de Ensino de Período Integral Estadual Doutor Mauá Cavalcante Sávio, Anápolis - GO

  • GABRIELE DE FREITAS MARASCO, Centro de Ensino de Período Integral Estadual Doutor Mauá Cavalcante Sávio, Anápolis - GO

    Centro de Ensino de Período Integral Estadual Doutor Mauá Cavalcante Sávio, Anápolis - GO

  • HASLEY RODRIGO PEREIRA, Centro de Ensino de Período Integral Estadual Doutor Mauá Cavalcante Sávio, Anápolis - GO

    Centro de Ensino de Período Integral Estadual Doutor Mauá Cavalcante Sávio, Anápolis - GO

Downloads

Publicado

2024-06-24

Edição

Seção

Artigos