NO QUINTAL DA ESCOLA:
COMPOSTAGEM TAMBÉM É CONTEÚDO ESCOLAR DE QUÍMICA E DE GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
DOI:
https://doi.org/10.31668/mirante.v16i3.14386Resumo
A compostagem é um processo que pode ser utilizado para transformar diferentes tipos de resíduos orgânicos em adubo que, quando adicionado ao solo, melhora as suas características físicas, físico-químicas e biológicas. A pesquisa em questão procurou trabalhar o conteúdo COMPOSTAGEM em uma escola pública de Anápolis / GO com 18 participantes (alunos e alunas) no 2º semestre de 2018. Oportunidade ímpar para abrir assim um espaço interdisciplinar para discutir temas relacionados aos prismas da Química e da Geografia. Utilizou-se de diferentes recursos, como questões problematizadoras, leitura de textos, vídeos, aulas expositivas e dialógicas, experimento, debate, registro fotográfico, anotações em caderneta, questionários / entrevistas e a construção de composteira. Apoiou-se na pesquisa qualitativa, onde as três situações didático-pedagógicas (problematização inicial; organização do conhecimento e aplicação do conhecimento, a partir da contextualização) foram implementadas. Finaliza-se dizendo que a interdisciplinaridade na educação - efetivamente aplicada na escola -, dessa forma, nada mais é que a integração de disciplinas, a fim de propiciar a associação de vários campos do saber abordando um mesmo tema, por exemplo, a compostagem. É necessário que a escola e os (as) professores (as) insiram em seus planos e por em pratica a interdisciplinaridade, visando o estabelecimento de uma nova forma de olhar o conhecimento, o ensino e a aprendizagem a ser posto em sala de aula.
Palavras-chave: Compostagem. Conteúdo interdisciplinar. Educação ambiental. Escola pública.