IMPLEMENTAÇÃO DE UM BI E AS PERCEPÇÕES ORGANIZACIONAIS EM UMA STARTUP DE TECNOLOGIA

Autores

  • GUSTAVO PIERETI MEDRANO ZOTINI Faculdade PECEGE
  • LUIZ FERNANDO CALDEIRA RIBEIRO RIBEIRO Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

DOI:

https://doi.org/10.31668/mirante.v16i4.14287

Resumo

Startups são negócios que vivem a mentalidade do “errar rápido e corrigir rápido”. E quanto mais conhecimento for gerado a partir desses erros, melhor. Estas experiências geram dados que podem ser analisados para que se acerte mais no futuro – o que é valioso para quem tem investimento restrito. O presente trabalho teve como objetivo acompanhar, através de um estudo de caso, a implementação de um sistema de “Business Intelligence” de um startup de tecnologia e a análise de suas percepções entre colaboradores-chave da empresa. O estudo foi realizado em uma empresa de tecnologia com foco em robotic process automation para a área fiscal e tributária. Foram coletados dados qualitativos e quantitativos a partir de eventos reais com objetivo de explorar fenômenos atuais inseridos em seu próprio contexto. O desenvolvimento foi baseado no sistema CRISP-DM, com uma profunda busca no entendimento de quais KPIs deveriam ser mensurados. A implantação demandou uma longa curva de aprendizado, utilizando-se o próprio time de analistas de dados da empresa para estruturar os painéis de dataviz. Posteriormente, analisou-se a impacto provocado por esta inteligência de negócios em colaboradores de diferentes áreas da empresa. Os métodos utilizados foram um questionário aplicado a cada duas semanas durante 3 meses, e seus resultados tiveram uma análise estatística experimental realizada com o auxílio do programa SISVAR. Foram identificados diferentes graus de influência, de acordo com a natureza da função em relação aos dados (analítico, estratégico ou operacional). Pode-se concluir que existe variação nas percepções desta inovação através do prisma de diferentes cargos e níveis de relação com dados, do analítico ao operacional e do júnior ao diretor. Por fim, há de se ficar atento especialmente às questões em que os principais tomadores de decisão (nível estratégico) enxergam menos valor na inovação que o resto da empresa. A percepção geral foi de uma evolução em diversos aspectos do projeto, da organização da informação ao impacto orçamentário no negócio.

Palavras-chave: Suporte à tomada de decisão; inteligência de negócios; influência; ambiente corporativo.

Biografia do Autor

  • GUSTAVO PIERETI MEDRANO ZOTINI, Faculdade PECEGE

    Especialista em MBA em Data Science e Analytics pela Faculdade PECEGE – Piracicaba / SP

  • LUIZ FERNANDO CALDEIRA RIBEIRO RIBEIRO, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

    Doutor em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), da Universidade de São Paulo (USP) e docente da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) – Campus de Alta Floresta, Alta Floresta / MT

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Publicado

2023-08-30

Edição

Seção

Artigos