CONSTRUÇÃO DE ELETRODOS DE PASTA DE CARBONO MODIFICADOS COM PÓ DE CASCA DE JABUTICABA (Myrciaria cauliflora) E APLICAÇÃO NA DETERMINAÇÃO DE ÍONS DE CHUMBO EM TINTURAS DE CABELO
DOI:
https://doi.org/10.31668/mirante.v16i4.14279Resumo
Os eletrodos de pasta de carbono modificados (EPCM) têm se tornado uma área de pesquisa cada vez mais frequente na análise de fármacos, metais, entre outros compostos. O uso de substâncias adsorventes como modificadores tem aumentado significativamente. Neste contexto, foi realizado o desenvolvimento de EPCM utilizando o pó da casca da jabuticaba (Myrciaria cauliflora) e sua aplicabilidade foi avaliada na determinação de íons chumbo (Pb2+) por meio da técnica de voltametria linear adsortiva de redissolução anódica, em tintas de cabelo. A caracterização do material modificador foi realizada utilizando técnicas como Espectroscopia no Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e Espectroscopia de Energia Dispersiva (EDS). Através dessas análises, foram identificados grupos funcionais que promovem a adsorção de íons metálicos. Em seguida, foram otimizados os parâmetros de construção e leitura dos eletrodos, como proporção e granulometria do modificador, pH, tempo de pré-concentração, velocidade de varredura e tempo de condicionamento. Testes de repetitividade e reprodutibilidade foram conduzidos após a otimização, demonstrando que o eletrodo apresenta boa reprodução e repetição dos resultados. O eletrodo de pasta de carbono modificado com pó de casca de jabuticaba (EPCMCJ) demonstrou uma resposta linear nas concentrações de Pb2+ entre 9,00 x 10-4 mol L-1 e 2,00 x 10-5 mol L-1, com um limite de detecção de 2,75 x 10-6 mol L-1 e limite de quantificação de 5,30 x 10-5 mol L-1. Esses resultados mostram que o EPCMCJ é eficiente para a determinação de íons Pb2+ em amostras de tintura capilar. Consequentemente, o EPCMJC mostrou-se eficiente na determinação voltamétrica de Pb2+ em amostras reais.
Palavras-chave: Eletrodos de pasta de carbono modificados, Casca de jabuticaba, Voltametria linear adsortiva, Íons chumbo, Tintas de cabelo.