FATORES QUE INFLUENCIAM O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NA DECISÃO DE COMPRAS ON-LINE:
ANÁLISE PELO BPM
DOI:
https://doi.org/10.31668/mirante.v16i2.14111Resumo
O comportamento do consumidor na decisão de compras on-line tem como foco o avanço desse consumo no período da pandemia, e essa pesquisa teve como propósito identificar os reais motivos desse crescimento e da procura por ferramentas para facilitar esse acesso sem sair de casa, as reais possibilidades e facilidades do consumidor para adquirir um produto ou serviço, o crescimento das plataformas e do e-commerce perante a pandemia. O uso do Behavioral Perspective Model (BPM), foi base para compreender e analisar o comportamento do consumidor e a influência dos esforços informativos e utilitários na tomada de decisão do consumidor nas compras on-line, utilizando também a Média de Conhecimento e Qualidade (MCQ) para mensurar a avaliação dos consumidores em relação aos produtos, e os principais fatores decisivos para a compra on-line. Observou-se a influência tanto positiva quando negativa de consumidores para outros consumidores. Foi utilizado um questionário para coleta de dados e materiais bibliográficos em uma pesquisa de natureza aplicada com abordagem quantitativa, exploratória e explicativa, coleta de dados com levantamento survey e análise estatísticas dos dados.
Palavras-chave: Compra on-line. BPM. Comportamento consumidor. Pandemia.