A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL:

SUA HISTÓRIA E CARACTERÍSTICAS VISTAS A PARTIR DE UM ESTUDO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores

  • IAGO VICTOR PIRES DE SOUZA NUNES Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • ANA PAULA DE ALMEIDA SARAIVA MAGALHÃES Universidade Estadual de Goiás (UEG)

DOI:

https://doi.org/10.31668/mirante.v16i1.14108

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar aspectos relevantes da educação profissional e tecnológica (EPT), com destaque para sua história, desenvolvimento e características em relação a proposta curricular, pedagógica e metodológica. Além destas questões, faremos um destaque para o contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), em Anápolis e uma proposta de atividade que poderia ser explorada no curso Técnico Integrado em Edificações. Salientamos que esta pesquisa é fruto de um trabalho realizado na disciplina de Estágio Supervisionado I, do curso de Matemática da Universidade Estadual de Goiás (UEG), que se deu através de observação e semi-regência no IFG. A EPT, no Brasil, é uma modalidade prevista em lei com a finalidade de preparar um indivíduo para o exercício de uma profissão, contribuindo para que ele possa se inserir e trabalhar em sociedade. Esta investigação se caracteriza por uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e exploratório visando apresentar um estudo de publicações que referenciam a modalidade em questão no Brasil. Foi feita uma entrevista com os alunos do instituto e com os professores, com o intuito de ver como a modalidade é tratada nessa realidade. Entre os principais resultados deste trabalho, estão o fato de que a contextualização é um ponto importante a se considerar nesta modalidade de educação e que a EPT ainda tem um caminho a percorrer para se tornar o que de fato deveria ser. No contexto atual, sua proposta curricular tem uma visão mais mercadológica ao contrário do que deveria ser, que seria uma educação para formação global do indivíduo através do trabalho.

Palavras-chave: Educação Profissional e Técnica. Educação. Contextualização. Instituto Federal de Goiás.

Biografia do Autor

  • IAGO VICTOR PIRES DE SOUZA NUNES, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Graduando do Curso de Matemática da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Central - Ciências Exatas e Tecnológicas (CET), Anápolis - GO

  • ANA PAULA DE ALMEIDA SARAIVA MAGALHÃES, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Docente do Curso de Matemática da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Central - Ciências Exatas e Tecnológicas (CET), Anápolis - GO

Downloads

Publicado

2023-06-12

Edição

Seção

Artigos