PARQUE ESTADUAL DA SERRA DOURADA:

UM TERRITÓRIO EM DISPUTA NO CERRADO GOIANO

Autores

  • ALINE DE FÁTIMA MARQUES Universidade Federal de Jataí (UFJ)
  • RICARDO JUNIOR DE ASSIS FERNANDES GONÇALVES Universidade Estadual de Goiás (UEG)

DOI:

https://doi.org/10.31668/mirante.v16i1.14107

Resumo

O Parque Estadual da Serra Dourada, situado nos municípios de Mossâmedes, Goiás e Buriti de Goiás, é um território em disputa no Cerrado Goiano. Buscou-se demonstrar que o entorno e a área original do Parque são pressionados e disputados por distintos sujeitos e atores do turismo, da mineração, da gestão pública, da pesquisa e dos movimentos ambientalistas. Pesquisadores, estudantes, guias turísticos, ambientalistas, garimpeiros, fazendeiros e gestores públicos expressam diferentes interesses e representações dessa Unidade de Conservação. A metodologia contou com pesquisa de campo, registros fotográficos, entrevistas e revisão bibliográfica, com foco na interpretação geográfica do Cerrado a partir da perspectiva territorial. Destaca-se que parte dos resultados deste artigo foram apresentados em dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO), da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Acredita-se que a presente pesquisa contribui com o debate crítico sobre Unidades de Conservação. Também colabora com os distintos sujeitos e atores mobilizados na proteção e defesa do Parque Estadual da Serra Dourada e do Cerrado goiano.

Palavras-chave: Território. Unidade de Conservação. Cerrado. Goiás.

Biografia do Autor

  • ALINE DE FÁTIMA MARQUES, Universidade Federal de Jataí (UFJ)

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia (POSGEO), da Universidade Federal de Jataí (UFJ), Campus Riachuelo, Jataí / GO

  • RICARDO JUNIOR DE ASSIS FERNANDES GONÇALVES, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO), da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Cora Coralina, Cidade de Goiás (GO)

Downloads

Publicado

2023-06-12

Edição

Seção

Artigos