COMO AS REDES SOCIAIS INFLUENCIAM OS CONSUMIDORES NA DECISÃO DE COMPRA DOS PRODUTOS ON-LINE

Autores

  • JEFFERSON BRUNO BARBOSA DE SOUZA Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • REBECA GODOI SOUZA DE ALMEIDA Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • SÔNIA REGINA GOUVÊA REZENDE Universidade Estadual de Goiás (UEG)

DOI:

https://doi.org/10.31668/mirante.v16i2.14104

Resumo

O crescimento do comércio por meio das redes sociais, também conhecido como e- commerce, é um dos assuntos que mais se inova nos últimos anos, desde o seu início em 1995. Com a evolução do e-commerce, é importante buscar entender, identificar e analisar como as redes sociais influenciam os consumidores na decisão de compra de produtos on-line. O e-commerce trata-se de sistemas que possibilitam gerenciar e visualizar uma loja na Web, possibilitando a criação da loja virtual. O comportamento do consumidor é influenciado por quatro tipos de fatores: culturais (cultura e classe social), sociais (referencia, família e status), pessoais (idade, ocupação, circunstância econômicas, personalidade e autoimagem) e psicológicos (motivação, percepção, aprendizagem e crença) sendo os fatores culturais de influência mais ampla e intensa sobre o comportamento do consumidor. O presente artigo teve por finalidade analisar o grau de influência das redes sociais na decisão de compra de produtos on-line, analisando também o comportamento de tais consumidores, que dia após dia passam horas on-line. Contudo, conclui-se que o avanço tecnológico trouxe também uma nova realidade para o comércio on-line, com a pesquisa realizada entendeu-se que os usúarios das redes sociais, também consumidores do e-commerce tem passado cada vez mais horas on- line, portanto, este tem sido o melhor ambiente para se conhecer novas marcas e/ou produtos, sendo este ambiente de maior conforto, segurança e facilidade, este ambiente também tem sido o local escolhido para que suas compras sejam realizadas, tendo este hábito sido cada vez mais frequente em suas vidas.

Palavras-chave: E-commerce, decisão de compra, comportamento do consumidor.

Biografia do Autor

  • JEFFERSON BRUNO BARBOSA DE SOUZA, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Graduando do Curso de Bacharelado em Administração da UEG - Universidade Estadual de Goiás, Campus Sul, Unidade Universitária de Caldas Novas/GO

  • REBECA GODOI SOUZA DE ALMEIDA, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Graduanda do Curso de Bacharelado em Administração da UEG - Universidade Estadual de Goiás, Campus Sul, Unidade Universitária de Caldas Novas/GO

  • SÔNIA REGINA GOUVÊA REZENDE, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Doutora em Psicologia. pela Universidade PUC Goiás. Docente do Curso de Administração, Curso de Bacharelado em Administração da UEG - Universidade Estadual de Goiás, Campus Sul, Unidade Universitária de Caldas Novas/GO

Downloads

Publicado

2023-06-12