TURNOVER NO SETOR DE VENDAS IMOBILIÁRIA DE CALDAS NOVAS: ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.31668/mirante.v16i2.14097Resumo
Rotatividade de colaboradores de vendas pode ser preocupante, empresas procuram entender os motivos e como saná-los. A partir dessa premissa, esse estudo tem como objetivo entender o que é esse fenômeno, o turnover, descobrir as principais causas, apontar o seu impacto dentro de uma empresa de multipropriedades, e quais métodos utilizar para evitar altas taxas. Foi realizado um estudo de caso com coleta de dados obtidos por meio de questionário Google Forms enviados à 53 consultores de turismo da empresa Lagoa Quente HJR Construtora e Incorporadora LTDA. Os resultados encontrados apontam que o turnover está diretamente ligado ao um conjunto de clima organizacional, reconhecimento e política salarial de uma empresa. A melhor estratégia para índices saudáveis de turnover é a empresa estar sempre atenta ao seu colaborador, realizar pesquisas de clima organizacional, treinamentos, ter política salarial justa e transparente e aprimorar o processo de seleção de colaboradores.
Palavras-chave: turnover, multipropriedade, clima organizacional, vendas de impacto, comprometimento organizacional.