TURNOVER NO SETOR DE VENDAS IMOBILIÁRIA DE CALDAS NOVAS: ESTUDO DE CASO

Autores

  • CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA BORBA Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • SÔNIA REGINA GOUVÊA REZENDE Universidade Estadual de Goiás (UEG)

DOI:

https://doi.org/10.31668/mirante.v16i2.14097

Resumo

Rotatividade de colaboradores de vendas pode ser preocupante, empresas procuram entender os motivos e como saná-los. A partir dessa premissa, esse estudo tem como objetivo entender o que é esse fenômeno, o turnover, descobrir as principais causas, apontar o seu impacto dentro de uma empresa de multipropriedades, e quais métodos utilizar para evitar altas taxas. Foi realizado um estudo de caso com coleta de dados obtidos por meio de questionário Google Forms enviados à 53 consultores de turismo da empresa Lagoa Quente HJR Construtora e Incorporadora LTDA. Os resultados encontrados apontam que o turnover está diretamente ligado ao um conjunto de clima organizacional, reconhecimento e política salarial de uma empresa. A melhor estratégia para índices saudáveis de turnover é a empresa estar sempre atenta ao seu colaborador, realizar pesquisas de clima organizacional, treinamentos, ter política salarial justa e transparente e aprimorar o processo de seleção de colaboradores.

Palavras-chave: turnover, multipropriedade, clima organizacional, vendas de impacto, comprometimento organizacional.

Biografia do Autor

  • CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA BORBA, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Graduando do Curso de Bacharelado em Administração da UEG - Universidade Estadual de Goiás, Campus Sul, Unidade Universitária de Caldas Novas/GO

  • SÔNIA REGINA GOUVÊA REZENDE, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Doutora em Psicologia. pela Universidade PUC Goiás. Docente do Curso de Administração, Curso de Gestão de negócios com ênfase em Finanças Corporativas. UEG - Universidade Estadual de Goiás, Campus Sul cidade de Caldas Novas (GO)

Downloads

Publicado

2023-06-12