MERCADO DE ADQUIRÊNCIA E A PERCEPÇÃO DO EMPREENDEDOR DA REGIÃO CENTRAL DE CALDAS NOVAS

Autores

  • CARLOS DANIEL DE SOUZA GUIMARÃES Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • IGOR FOLHA MORAIS DE BRITO Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • SÔNIA REGINA GOUVÊA REZENDE Universidade Estadual de Goiás (UEG)

DOI:

https://doi.org/10.31668/mirante.v16i2.14096

Resumo

Considerando a proposta deste trabalho é abordado um tema sobre o mercado financeiro especificadamente das adquirentes, empresas de meios de pagamentos que fazem as intermediações entre bandeira do cartão, banco emissor do cartão e estabelecimento comercial. O objetivo principal é descrever e analisar o conhecimento e a força do mercado de adquirência em alguns estabelecimentos do centro de Caldas Novas, identificar o que os empreendedores conhecem, e como são afetados no negócio. Além disso, identificar a concepção dos mesmos sobre suas vendas em cartão no período de 2022. O estudo traz em pauta como surgiram essas empresas, sua relevância de mercado e importância da mesma ao empreendedor, principalmente no momento do varejo em 2022 atual, uma vez que o futuro caminha para uma digitalização em massa nos modelos de vendas e opções de pagamentos. Destacou-se as percepções dos empreendedores da região central de Caldas Novas que apesar de não conhecer sobre o termo "adquirente" essas empresas usam esse benefício e são assim importantes para a saúde financeira e sobrevivência de seus negócios. Utilizando a abordagem de pesquisa quantitativa com investigação bibliográfica em pesquisa descritiva e pesquisa exploratória, a fim de colher e analisar os dados, trazer conhecimento ao público leitor e engajar as pessoas sobre um assunto tão importante e desconhecido.

Palavras-chave: adquirente, mercado financeiro, percepção do empreendedor, meios de pagamento, digitalização do varejo.

Biografia do Autor

  • CARLOS DANIEL DE SOUZA GUIMARÃES, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Graduando do Curso de Bacharelado em Administração da UEG - Universidade Estadual de Goiás, Campus Sul, Unidade Universitária de Caldas Novas/GO

  • IGOR FOLHA MORAIS DE BRITO, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Graduando do Curso de Bacharelado em Administração da UEG - Universidade Estadual de Goiás, Campus Sul, Unidade Universitária de Caldas Novas/GO

  • SÔNIA REGINA GOUVÊA REZENDE, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Doutora em Psicologia. pela Universidade PUC Goiás. Docente do Curso de Administração, Curso de Gestão de negócios com ênfase em Finanças Corporativas. UEG - Universidade Estadual de Goiás, Campus Sul cidade de Caldas Novas (GO)

Downloads

Publicado

2023-06-12