O USO DE ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.31668/mirante.v15i2.13667Resumo
Resumo: O Programa de Residência Pedagógica (RP) tem como objetivo fazer com que os alunos experimentem a regência no ambiente escolar, identificando quais são os fatores que atuam no processo de ensino-aprendizagem, familiarizando-se com as ações inerentes a prática docente, pois planejam aulas, elaboram materiais que colaboram na ação educativa em sala de aula. Assim, o RP foi de suma importância para a nossa formação enquanto licenciandos, pois nos proporcionou melhor desenvolvimento pessoal e profissional no espaço escolar. Além disso, a vasta experiência na escola campo em constante contato com a regência e com as orientações do coordenador e do preceptor de forma contínua permitiu compreender melhor os aspectos escolares e indispensavelmente as metodologias de ensino a serem aplicadas, de acordo com as necessidades de cada turma. Assim, este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência vivenciada nos períodos de maio de 2021 a março de 2022, em uma escola da rede pública estadual da cidade de Anápolis, Goiás, Brasil.
Palavras-chave: Biologia, Educação, Ensino-aprendizagem, Residência Pedagógica.