CONSIDERAÇÕES SOBRE A OCUPAÇÃO DE VAGAS COTISTAS EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA NO NORTE DO ESTADO DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.31668/mirante.v15i1.13047Resumo
RESUMO: A história do Brasil é marcada por políticas públicas que conduziram à uma desigualdade socioeconômica relacionada com a cor da população. Reflexo deste processo é a participação desigual dos indígenas e negros na escolarização. Para diminuir esta situação, em 2012 o governo lançou a lei 12711, a qual destinou 50% das vagas de instituições públicas para alunos advindos da rede pública. As cotas são de extrema importância para o país mitigar a desigualdade étnico-social, democratizando oportunidades para grupos sociais excluídos. Esta pesquisa apresenta dados de ocupação de vagas dessas populações em uma instituição de ensino do Paraná no período 2013-2020. Os dados revelam que parte destas vagas não são preenchidas, talvez, por ausência de políticas institucionais de divulgação.
Palavras-chaves: Lei de cotas. Universidade pública. Ocupação de vagas.