CONSIDERAÇÕES SOBRE A OCUPAÇÃO DE VAGAS COTISTAS EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA NO NORTE DO ESTADO DO PARANÁ

Autores

  • KAUNE SILVA DOS SANTOS Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • ILAYRA MAYRA SANTOS SILVA DE OLIVEIRA Universidade Tecnológica Federal do Para
  • MARCIO ROBERTO GHIZZO Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.31668/mirante.v15i1.13047

Resumo

RESUMO: A história do Brasil é marcada por políticas públicas que conduziram à uma desigualdade socioeconômica relacionada com a cor da população. Reflexo deste processo é a participação desigual dos indígenas e negros na escolarização. Para diminuir esta situação, em 2012 o governo lançou a lei 12711, a qual destinou 50% das vagas de instituições públicas para alunos advindos da rede pública. As cotas são de extrema importância para o país mitigar a desigualdade étnico-social, democratizando oportunidades para grupos sociais excluídos.  Esta pesquisa apresenta dados de ocupação de vagas dessas populações em uma instituição de ensino do Paraná no período 2013-2020. Os dados revelam que parte destas vagas não são preenchidas, talvez, por ausência de políticas institucionais de divulgação.

Palavras-chaves: Lei de cotas. Universidade pública. Ocupação de vagas.

Biografia do Autor

  • KAUNE SILVA DOS SANTOS, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Acadêmica do Curso de Engenharia Têxtil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coletivo Wakanda - UTFPR - Apucarana / PR

  • ILAYRA MAYRA SANTOS SILVA DE OLIVEIRA, Universidade Tecnológica Federal do Para

    Acadêmica do Curso de Engenharia Têxtil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coletivo Wakanda - UTFPR - Apucarana / PR

  • MARCIO ROBERTO GHIZZO, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá e Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná / Coordenador do Grupo de Estudos do Espaço, Sociedade e Consumo (GESC), Coletivo Wakanda - UTFPR - Apucarana / PR

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Publicado

2022-04-25

Edição

Seção

Artigos