RELATO DE EXPERIÊNCIA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM GOIÁS EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.31668/mirante.v15i1.12965Resumo
Resumo: Para estimular a formação de professores e a popularização da ciência no ensino básico, a Residência Pedagógica (RP) implanta projetos em todo o País. Diante disso, os discentes da Universidade Estadual de Goiás (UEG) participam do programa, que tem como objetivo preparar futuros docentes para a área de atuação antes mesmo da conclusão do curso, através da experiência em sala de aula. Com o surto da pandemia de COVID-19, diversos desafios foram enfrentados na educação, como o isolamento social, uso de máscaras e outras medidas propostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Mesmo com o ensino remoto, os residentes buscaram formas de inovar na educação, para que os alunos se sentissem mais estimulados a participarem das aulas, mesmo em momentos tão complicados como o que estava sendo vivido. Durante o período apresentado, foram executadas diversas atividades com os alunos do colégio Estadual Polivalente Frei João Batista, localizado na cidade de Anápolis. Ao final, foram obtidos resultados satisfatórios, além do conhecimento adquirido por parte dos residentes.
Palavras-chave: COVID-19. Desafios. Educação. Jogos didáticos.