A EFETIVIDADE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE APARECIDA DE GOIÂNIA
DOI:
https://doi.org/10.31668/mirante.v14i2.12952Resumo
Resumo: O presente artigo tem como objeto a importância da efetividade da Educação Ambiental em escolas municipais via ações e projetos escolares previstos no Projeto Político Pedagógico. O objetivo foi investigar a efetividade da Educação Ambiental em escolas municipais de Aparecida de Goiânia em 2015. A metodologia embasou-se em pesquisa bibliográfica e pesquisa empírica sobre a aplicação da Educação Ambiental nas atividades escolares de professoras. O referencial teórico está pautado em vários pensadores da Educação Ambiental, por exemplo: Dias (2000), Reigota (1998); Sato (1996) e Sorrentino (1998 e 2005), nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997; 2012) e na Política Nacional de Educação Ambiental (1999). Os resultados do confronto entre a teoria e a pesquisa empírica demonstram que as ações da Educação Ambiental estão sendo focados pelas professoras na forma de projetos escolares com temas ambientais atuais de acordo com a legislação, as diretrizes, as recomendações e os parâmetros educacionais vigentes visando alunos conscientes.
Palavras-chave: Parâmetros e diretrizes curriculares, Projetos educacionais, Educação ambiental nas escolas municipais de Aparecida de Goiânia.