A EFETIVIDADE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE APARECIDA DE GOIÂNIA

Autores

  • HEBE GONÇALVES RESENDE Faculdade Alfredo Nasser
  • ALESSANDRA DA SILVA LÍCIO Faculdade Alfredo Nasser
  • LUIZ ANTONIO DE FARIA Faculdade Alfredo Nasser

DOI:

https://doi.org/10.31668/mirante.v14i2.12952

Resumo

Resumo: O presente artigo tem como objeto a importância da efetividade da Educação Ambiental em escolas municipais via ações e projetos escolares previstos no Projeto Político Pedagógico. O objetivo foi investigar a efetividade da Educação Ambiental em escolas municipais de Aparecida de Goiânia em 2015. A metodologia embasou-se em pesquisa bibliográfica e pesquisa empírica sobre a aplicação da Educação Ambiental nas atividades escolares de professoras.  O referencial teórico está pautado em vários pensadores da Educação Ambiental, por exemplo: Dias (2000), Reigota (1998); Sato (1996) e Sorrentino (1998 e 2005), nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997; 2012) e na Política Nacional de Educação Ambiental (1999). Os resultados do confronto entre a teoria e a pesquisa empírica demonstram que as ações da Educação Ambiental estão sendo focados pelas professoras na forma de projetos escolares com temas ambientais atuais de acordo com a legislação, as diretrizes, as recomendações e os parâmetros educacionais vigentes visando alunos conscientes.

Palavras-chave: Parâmetros e diretrizes curriculares, Projetos educacionais, Educação ambiental nas escolas municipais de Aparecida de Goiânia.

Biografia do Autor

  • HEBE GONÇALVES RESENDE, Faculdade Alfredo Nasser

    Acadêmica de Pedagogia, Faculdade Alfredo Nasser, Aparecida de Goiânia / GO

  • ALESSANDRA DA SILVA LÍCIO, Faculdade Alfredo Nasser

    Acadêmica de Pedagogia, Faculdade Alfredo Nasser, Aparecida de Goiânia / GO

  • LUIZ ANTONIO DE FARIA, Faculdade Alfredo Nasser

    Docente do Curso de Pedagogia, Faculdade Alfredo Nasser, Aparecida de Goiânia / GO

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Publicado

2022-03-11

Edição

Seção

Artigos