GAMIFICAÇÃO APLICADA NO ENSINO DE BIOLOGIA:
EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS COM O ENSINO REMOTO EM UM COLÉGIO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ANÁPOLIS/GO
DOI:
https://doi.org/10.31668/mirante.v15i1.12854Resumo
Resumo: Este trabalho tem como objetivo relatar algumas contribuições da gamificação no ensino de biologia e descrever a experiência de duas estudantes participantes do Programa de Residência Pedagógica - CAPES. Durante o período de pandemia da Covid-19 foi necessário que as escolas adaptassem as aulas para que os alunos dessem continuidade aos estudos. As aulas remotas surgiram como possibilidade de efetivar o processo de ensino e aprendizagem nesse momento, porém trouxeram aos professores novos problemas, como a necessidade de reduzir o tempo das aulas, a facilidade de dispersão dos alunos e a dificuldade de interação entre o professor e o aluno. A gamificação foi usada na tentativa de reforçar o conteúdo, melhorar a interação na sala de aula, motivar o aprendizado e tornar as aulas mais atrativas aos estudantes. Portanto, podemos inferir que a utilização dessa metodologia trouxe resultados satisfatórios e que continuará sendo usada ao longo da nossa jornada como professoras.
Palavras-chave: Ensino remoto. Gamificação. Metodologia ativa.