GAMIFICAÇÃO APLICADA NO ENSINO DE BIOLOGIA:

EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS COM O ENSINO REMOTO EM UM COLÉGIO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ANÁPOLIS/GO

  • BEATRIZ RODRIGUES CARLOS Universidade Estadual de Goiás
  • NALUCIA FIAMA VEIGA CHAVEIRO Universidade Estadual de Goiás
  • VERA LÚCIA CARDOSO DE OLIVEIRA Universidade Estadual de Goiás
  • HELMA DIAS COSTA Colégio Estadual Padre Fernando Gomes de Melo

Resumo

Resumo: Este trabalho tem como objetivo relatar algumas contribuições da gamificação no ensino de biologia e descrever a experiência de duas estudantes participantes do Programa de Residência Pedagógica - CAPES. Durante o período de pandemia da Covid-19 foi necessário que as escolas adaptassem as aulas para que os alunos dessem continuidade aos estudos. As aulas remotas surgiram como possibilidade de efetivar o processo de ensino e aprendizagem nesse momento, porém trouxeram aos professores novos problemas, como a necessidade de reduzir o tempo das aulas, a facilidade de dispersão dos alunos e a dificuldade de interação entre o professor e o aluno. A gamificação foi usada na tentativa de reforçar o conteúdo, melhorar a interação na sala de aula, motivar o aprendizado e tornar as aulas mais atrativas aos estudantes. Portanto, podemos inferir que a utilização dessa metodologia trouxe resultados satisfatórios e que continuará sendo usada ao longo da nossa jornada como professoras.

Palavras-chave: Ensino remoto. Gamificação. Metodologia ativa.

Biografia do Autor

BEATRIZ RODRIGUES CARLOS, Universidade Estadual de Goiás

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Campus Central, CET - Ciências Exatas e Tecnológicas, Anápolis / GO

NALUCIA FIAMA VEIGA CHAVEIRO, Universidade Estadual de Goiás

Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Campus Central, CET - Ciências Exatas e Tecnológicas, Anápolis / GO

VERA LÚCIA CARDOSO DE OLIVEIRA, Universidade Estadual de Goiás

Mestre em Biologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Docente Orientadora do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Campus Central, CET - Ciências Exatas e Tecnológicas, Anápolis / GO

HELMA DIAS COSTA, Colégio Estadual Padre Fernando Gomes de Melo

Especialista em Docência de Ciências da Natureza pela Universidade de Brasília (UnB), Brasília / DF, Docente do Colégio Estadual Padre Fernando Gomes de Melo, Anápolis / GO e Professora Preceptora do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Campus Central, CET - Ciências Exatas e Tecnológicas, Anápolis / GO

Publicado
2022-02-02
Seção
Artigos