ANÁLISE PRELIMINAR DO APORTE DE NITROGÊNIO REATIVO NO BIOMA CERRADO

  • CÁSSIA MONALISA DOS SANTOS SILVA Professora da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade de Brasília (UnB)
  • PAULO AFONSO FISHER KUHN Professor e Diretor da Faculdade de Meteorologia da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Resumo

Resumo: O nitrogênio reativo atmosférico é um elemento essencial para o desenvolvimento da biodiversidade. Nos últimos 100 anos seu ciclo natural tem sido alterado com o aumento das atividades nos setores de energia e indústria alimentar. Com essa alteração diversos ecossistemas ao redor do globo sofrem com o desequilíbrio das taxas adicionadas de Nr. Neste estudo serão estimadas preliminarmente as taxas de emissões das espécies de nitrogênio reativo atmosféricos para o bioma Cerrado por diferentes setores econômicos no ano de 2012, através da técnica de downscaling dinâmico com o intuito de regionalizar espacialmente as informações das emissões de Nr, a base dos dados secundários do inventário global de emissões EDGAR foi utilizada. Nos resultados preliminares foi possível conhecer regionalmente a dinâmica de algumas fontes de emissões de Nr no bioma Cerrado, onde as maiores contribuições foram as fontes de emissões móveis e mudança de uso da terra. Contudo, a técnica se mostrou eficiente para análises regionais aplicados a química da atmosfera em ambientes de sistemas naturais.

Palavras Chaves: Nitrogênio reativo. Atividades antrópicas. EDGAR. Fontes de emissões.

Biografia do Autor

CÁSSIA MONALISA DOS SANTOS SILVA, Professora da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade de Brasília (UnB)

Professora da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade de Brasília (UnB)

PAULO AFONSO FISHER KUHN, Professor e Diretor da Faculdade de Meteorologia da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Professor e Diretor da Faculdade de Meteorologia da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Publicado
2021-09-22
Seção
Artigos