DISTRIBUIÇÃO DE TEMPERATURA EM CORPO DE PROVA DE ARGAMASSACOM ADIÇÃO DE ISOPOR

Autores

  • GUILHERME RAYAN RIBEIRO SILVA Discente da Universidade Estadual de Goiás, Curso de Engenharia Civil - Campus Central Anápolis (GO)
  • JOSIEL BATISTA LOPES Discente da Universidade Estadual de Goiás, Curso de Engenharia Civil - Campus Central Anápolis (GO)
  • JOSÉ DE SOUZA SALES Docente e Pesquisador da Universidade Estadual de Goiás, Curso de Engenharia Civil - Campus Central Anápolis (GO)
  • VINICIUS ELIAN RODRIGUES CUNHA Discente da Universidade Estadual de Goiás, Curso de Engenharia Civil - Campus Central Anápolis (GO)

Resumo

Resumo: Na engenharia, define-se argamassa como uma mistura homogênea de cimento, agregado miúdo e água, podendo conter ainda adições e aditivos. As propriedades das argamassas devem ser estudas com a finalidade de compreender melhor seu comportamento e desempenho térmico e mecânico. A propriedade térmica estudada, neste trabalho, é a difusividade térmica, que dá a taxa de transferência do calor no material. Para medir a difusividade térmica em argamassas, corpos de provas foram confeccionados com e sem a presença de isopor. Os espécimes foram colocados em banho termostatizado à temperatura pré-fixada com termômetros dispostos em duas posições. As temperaturas foram anotadas até que fosse alcançado o equilíbrio térmico do corpo de prova. Os valores medidos de temperatura foram usados como variável de entrada na solução equação do calor em coordenadas cilíndricas. Assim, foi possível determinar o valor médio da difusividade térmica em argamassas com e sem a presença de isopor. A propriedade mecânica estudada foi a resistência à compressão axial do corpo de prova das argamassas, com e sem adição de isopor.

Palavras-chave: Difusividade térmica, Equação do calor.

Downloads

Publicado

2020-07-20

Edição

Seção

Artigos