FENÔMENO BULLYING

UMA REFLEXÃO NO CONTEXTO INTERDISCIPLINAR

Autores

  • LUDIMILA DE SOUZA SANTOS BORGES Faculdade UNIMINAS (Uberlândia / MG)

Resumo

Resumo: Este trabalho visa expor uma reflexão acerca do Bullying Escolar, uma violência física e psicológica. Desse modo, o objetivo é contextualizar o Bullying para compreender esse complexo fenômeno contemporâneo. O método utilizado é o análitico, com o foco sedimentado no levantamento bibliográfico, trazendo autores que buscam construir e apresentar  o processo evolutivo da temática Bullying, abordagem importante nos diversos níveis escolares e diferentes áreas do saber: pedagogia, geografia, história, letras, entre outras. Entre os resultados apresentados, este manuscrito apresenta que Bullying é uma palavra de origem inglesa, e em muitos países é usada para definir um desejo consciente e deliberado de maltratar. É um tipo de violência difícil de ser diagnosticado e pode ser facilmente confundido com brincadeiras típicas da idade se profissionais da educação não tiverem preparados para esta realidade.

Palavras-Chave: Bullying; Escola; Conhecimento; Interdisciplinar.

Biografia do Autor

  • LUDIMILA DE SOUZA SANTOS BORGES, Faculdade UNIMINAS (Uberlândia / MG)

    Graduada em Pedagogia pela Faculdade UNIMINAS (Uberlândia / MG) e Pós-graduada em Gestão de Trabalho Pedagógico pela Faculdade de Educação e Estudos Sociais de Uberlândia (Uberlândia / MG)

Downloads

Publicado

2020-06-12

Edição

Seção

Artigos