TRILHA ECOLÓGICA NO PARQUE GUARTELÁ, TIBAGI (ESTADO DO PARANÁ)

UMA PRÁTICA DE ENSINO PARA CURSOS SUPERIORES DE ENGENHARIAS

Autores

  • HALISON CORREIA GOLIAS Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • MARCIO ROBERTO GHIZZO Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR)

Resumo

Resumo: Desde o final do século passado, estudos que envolvam o meio ambiente têm sido incentivados, principalmente, após a realização das primeiras conferências mundiais que trataram do tema com a devida relevância. No âmbito da educação, em todos os níveis, o meio ambiente também tem encontrado merecida importância e, no Ensino Superior, unidades curriculares específicas têm sido ministradas para esse fim. Neste contexto, o presente artigo apresenta dados de uma saída de campo, realizada com alunos de cursos de engenharias de uma universidade do município de Apucarana, estado do Paraná ao Parque Estadual do Guartelá, localizado no município de Tibagi (Paraná). O objetivo primário da atividade foi promover o contato dos alunos com uma Área de Preservação Ambiental (APA), conceito estudado na unidade curricular de Sistema de Gestão Ambiental. Para tanto, como pressupostos metodológicos, realizou-se uma sensibilização com os alunos que participaram da atividade no intuito de despertar o interesse pelo tema e criar expectativas para a realização da visita ao Parque. Este trabalho traz, em um primeiro momento, uma breve introdução sobre a importância de trilhas ecológicas para tratar de ensino sobre o meio ambiente. A seguir, aspectos geológicos, geomorfológicos e fitozoológicos do parque são apresentados para, enfim, trazer resultados da realização da trilha. O Parque Estadual do Guartelá possui várias atrações, especialmente, o Canyon Guartelá, esculpido pelo rio Iapó. Localizado no Segundo Planalto Paranaense, na Bacia Sedimentar do Paraná, é uma das APA’s mais procuradas do estado do Paraná para estudos de campo. Assim, a atividade desenvolvida permitiu, para muitos alunos, um primeiro contato com uma APA, além de uma relação de simbiose com a natureza, o que pode ser comprovado com os depoimentos dos estudantes que participaram desta atividade.

Palavras-chave: Saída de campo. Trilha Ecológica. Parque do Guartelá. Meio ambiente.

Biografia do Autor

  • HALISON CORREIA GOLIAS, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

    Doutor em Biologia e Professor do Departamento Acadêmico de Humanidades da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

  • MARCIO ROBERTO GHIZZO, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR)

    Doutor em Geografia e Professor do Departamento Acadêmico de Humanidades da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR)

Downloads

Publicado

2020-06-06

Edição

Seção

Artigos