PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS, METAIS PESADOS E OUTROS ELEMENTOS TRAÇA EM MÉIS DA PROVÍNCIA DE LEONCIO PRADO, REGIÃO DE HUANUCO, PERU

  • LUZ MILAGROS FOLLEGATTI ROMERO Universidad Nacional Agraria de la Selva (Tingo María, Huánuco, Perú)
  • YOLANDA JESÚS RAMÍREZ TRUJILLO Universidad Nacional Agraria de la Selva (Tingo María, Huánuco, Perú)
  • NANCY NERY CONTRERAS GUTIERREZ Universidad Nacional Agraria de la Selva (Tingo María, Huánuco, Perú)
  • VICTOR ELVIS CONDORI RONDAN Universidad Nacional Agraria de la Selva (Tingo María, Huánuco, Perú)
  • DIEGO PALMIRO RAMIREZ ASCHERI Universidade Estadual de Goiás (Anápolis, Goiás, Brasil)

Resumo

Resumo: O objetivo deste estudo foi determinar as propriedades físico-químicas e os teores de metais pesados ​​e de elementos traço em amostras de mel de abelha (Apis mellifera L.) coletadas em oito localidades da província de Leoncio Prado. As determinações físico-químicas foram a umidade, açúcares em graus Brix, pH, cinzas e condutividade elétrica. As determinações dos metais pesados e elementos traço foram realizadas por oxidação em via seca em altas temperaturas e os elementos detectados foram: Ca, Mg, Fe, Zn, Cu, Mn, Na, K, Cd e Pb. Com as análises dos resultados se concluiu que as amostras de mel estudados se encaixam nos valores recomendados pela legislação nacional do Peru e internacional. Com o análise de componentes principais foi possível agrupar as amostras de mel com características semelhantes, onde foi possível agrupar em cinco grupos, pH (3,95±1,03), açúcares (80,02±1,03 °Brix), umidade (18,06±1,09%), cinzas (0,19±0,13%,) e condutividade elétrica (298,59±30,86 dS m-1), e outros agrupamentos considerando os minerais, onde o grupo um contem amostras de mel com maior quantidade de Zn e Mg, e amostras de mel que contêm maiores quantidades de Fe, Cu, K e Pb. Os baixos níveis dos metais pesados encontrados nas amostras de mel indicam também que os apiários da província de Leoncio Prado se encontram em lugares propícios para a apicultura, fornecendo mel de boa qualidade.

Palavras-Chave: Apis mellifera L., espectrometria de absorção atómica, qualidade de méis, composição química, análise de componentes principais.

Publicado
2020-03-23
Seção
Artigos