TURISMO RURAL NA CIDADE DE GOIÁS: UMA ABORDAGEM TEÓRICA

Autores

  • ISADORA DE PAULA VIEIRA ALENCAR Mestrando do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER/UEG)
  • TALLES SANTOS FARIA SILVA Mestrando do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER/UEG).
  • DIVINA APARECIDA LEONEL LUNAS LIMA Doutorado em Desenvolvimento Econômico pela UNICAMP (2010). Professora do Mestrado Territórios e Expressões Culturais do Cerrado da Universidade Estadual de Goiás (UEG).
  • JEAN CARLOS VIEIRA SANTOS Pós-doutoramento em Turismo pela Universidade do Algarve/Portugal e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (IGUFU). Professor dos Mestrados Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER/UEG/Anápolis) e Geografia (PPGEO/UEG/Campus Cora Coralina).

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta reflexões teóricas sobre a cidade de Goiás, Goiás, Brasil, e o desenvolvimento do turismo rural nesse município que carrega a marca de patrimônio histórico e cultural mundial, além de ser a terra da poesia de Cora Coralina. Entre as teorias que balizaram este trabalho está a dissertação de mestrado de Andrade (2006), sobre o “Turismo rural no entorno da cidade de Goiás (GO)”, bem como as obras de autores como Santana e Santos (2016), Pimenta (2016), Bezerra e Ferko (2018) e outros. A metodologia deste manuscrito se fundamenta no método descritivo e na pesquisa bibliográfica, como forma de coleta de dados. Desse modo, o texto foi organizado em duas partes: a primeira traz uma abordagem sobre turismo rural; e a segunda, a análise e compreensão teórica apresentada por Andrade (2006) – essa última etapa diz respeito aos resultados obtidos no presente artigo.

Palavras-chave: Manduzanzan. Hotel Fazenda. Pousada ecológica. Espaço rural.

Downloads

Publicado

2020-03-23

Edição

Seção

Artigos