A TEORIA DA RECEPÇÃO NO DOCUMENTÁRIO SÃO SILVESTRE: A ARTE NO CAMPO DA COMUNICAÇÃO

  • Karen Sales Bortolini Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)
Palavras-chave: Comunicação. Cinema. Recepção.

Resumo

O ensaio proposto pretende situar a análise fílmica do documentário São Silvestre dentro da área da comunicação e identificar teorias relacionadas a este campo do saber como a da recepção. O longa-metragem, produzido em 2013 com imagens captadas na cidade de São Paulo, apresenta estrutura diferente da tradicional dos documentários diretos, mas contém elementos da narrativa cinematográfica convencional. Não é discursivo, apresenta poucas falas e quase nenhuma entrevista. No entanto, promove experiências no espectador provindas de funções, estilo e opções de imagem-câmera. O ensaio levanta questões como a maneira que os elementos fílmicos se expressam ao espectador, como analisar as teorias da recepção em uma obra que foge ao estilo documentário convencional.
Publicado
2018-05-11
Seção
Artigos