A leitura discursiva na form(ação) docente: Bases e perspectivas metodológicas

Autores

Palavras-chave:

Leitura discursiva, Formação docente, Licenciatura em História

Resumo

A pesquisa tem como foco o ensino da leitura discursiva na docência em História, trazendo como ação problematizadora o seguinte questionamento: Como o ensino de leitura discursiva pode contribuir de maneira ativa na formação sociocultural dos licenciandos em História através dos gêneros discursivos? Assim, este trabalho tem como objetivo propor um curso de form(ação) com foco no ensino de leitura como manifestação discursiva a partir dos gêneros documentais na licenciatura em História da Universidade Federal de Campina Grande, envolvendo os textos verbais e não-verbais existentes.

Biografia do Autor

  • Wiliana de Araújo Borges, Universidade Federal de Campina Grande

    Doutoranda pelo Programa de pós-graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Formada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Especialista em ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Especialista em Linguística Aplicada pela Faculdade Integrada de Patos (FIP); Professora de Língua Portuguesa em turmas de ensino básico; Atuou como professora estagiária de Língua Portuguesa, CAMPUS V, por 2 semestres, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Atua nas áreas de Língua Portuguesa, Linguística, Ciência da Informação e Arquivologia desenvolvendo estudos e pesquisas nas seguintes perspectivas teórico-metodológicas: ensino de línguas e formação docente sob o eixo teórico de Bakhtin e seu círculo. Membro do grupo de pesquisa Arquivologia e Sociedade - GPAS cuja linha de pesquisa é Arquivo, Linguagem e Memória; Também é membro do Grupo de Pesquisas O círculo de Bakhtin em diálogo, atuando na linha Ideias bakhtinianas em diálogo ambos pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Email: wiliana.araujo@estudante.ufcg.edu.br

  • Eliete Correia dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande

    Pós-doutorado em Educação Contemporânea pela UFPE - PNPD-CAPES. Doutora em Linguística pelo PROLING/UFPB. Concluiu o doutorado sanduíche (Estágio Avançado de Doutoramento), na Universidade do Porto - PT, na interface com o Curso de Ciência da Informação e Linguística. Mestre em Linguagem e Ensino pela UFCG. Possui graduação em Letras e Arquivologia. Atualmente é professora da Universidade Estadual da Paraíba - do Curso de Arquivologia, coordenadora e professora permanente do PPGDARQ-UEPB/UFPB. Profa. Colaboradora do PPGLE-UFCG. Experiência na área de Linguística, Tecnologias Educacionais e Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ações educativo-culturais em arquivos, linguagem e Arquivologia, tecnologias educacionais, gêneros acadêmicos, linguagem e ensino, letramento, estudos Bakhtinianos. No momento, seu objeto de dedicação e estudo é a produção escrita dos gêneros acadêmicos com ênfase nos estudos bakhtinianos, ações educativo-culturais e metodologias decoloniais em arquivos. O realce de pesquisa e extensão está no campo da Arquivologia e Linguística, no desenvolvimento do Projeto SESA (Seminários de Saberes Arquivísticos), cujo trabalho é realizado em cooperação acadêmica internacional com a Universidade do Porto, Universidade de Coimbra e o Instituto Politécnico do Porto. Líder do grupo de pesquisa Arquivologia e Sociedade - GPAS cuja linha de pesquisa é Arquivo, Linguagem e Memória. Também é membro do Grupo de Pesquisas em Linguística Enunciativa e Sócio-Interacional - GPLEI, atuando na linha Linguagem, ensino e tecnologia.

Downloads

Publicado

30-04-2025

Edição

Seção

Pesquisadores/Pesquisadoras