As representações discursivas do corpo infantil na contemporaneidade: da arbitrariedade violenta ao protagonismo afetivo

Autores

  • Adriano Ferreira Soares Ueg
  • Luana Alves Luterman UEG

DOI:

https://doi.org/10.31668/icone.v23i2.14477

Resumo

Esta pesquisa objetiva analisar como funcionam os saberes e os poderes na contemporaneidade sobre a infância. Para isso, em meio à dispersão de enunciados que atravessam a invenção da infância, organizaremos uma unidade a partir da regularidade discursiva sobre como podem e devem ser, hoje, as práticas subjetivas das crianças. Uma cartografia monumental sobre o recorte temático infância propiciará, nesta investigação, a percepção das condições de possibilidade do corpo infantil, que é decifrado pelo esquadrinhamento de sua fisiognominia pueril. A fundamentação teórico-metodológica desta investigação é baseada na Análise do Discurso de linha francesa, especialmente na metodologia arqueogenealógica foucaultiana. Como resultados, analisamos como o corpo da criança é adestrado, utilizado e docilizado pelas representações institucionais, por exemplo, da família e da escolar, que fomentam, orientam e distribuem vontades de verdade sobre a mecânica do poder pelo saber no corpo infantil.  Como resultados parciais, constatamos analiticamente que a ordem da História permeia a irrupção das práticas de ensino e de aprendizagem por meio das instituições escola e família, transitando descontinuamente de uma arbitrariedade promovida pelas violências física e verbal como ética dos responsáveis pela criança a uma tônica no protagonismo infantil com o silenciamento das violências física e verbal. Portanto, as representações moventes sobre a infância podem tornar mutáveis as relações afetivas entre responsáveis pelas crianças e crianças devido às condições de enunciabilidade que clivam discursivamente as práticas de subjetivação por meio de saberes como o saber científico categorizado como neurocompatibilidade.

Biografia do Autor

  • Luana Alves Luterman, UEG

    Possui graduação em Letras- Português/ Vernáculas pela Universidade Católica de Goiás (UCG) (2004). É especialista em Formação de Professores de Língua Portuguesa pela Universidade Católica de Goiás (UCG) (2005). É mestre em Linguística (Análise do Discurso) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (UFG) (2009). É doutora em Linguística (Análise do Discurso) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (UFG) (2014). É pós-doutora pela Universidade Federal de Goiás (UFG) (2016) - supervisora: Eliane Marquez da Fonseca Fernandes. É pós-doutora pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - PNPD/CAPES) (2018) - supervisora: Luzmara Curcino Ferreira. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de Discurso, Lingüística, Cinema, Tridimensionalidade, Práticas de Ensino de Língua Portuguesa e Educação.Tem experiência no Ensino Superior em cursos de graduação em Letras, Secretariado Executivo, Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Jornalismo e Marketing. Atuou em diversos cursos de pós-graduação lato sensu vinculados à UEG e a um da UFG. É professora da UEG - UnU Inhumas - e do POSLLI (Pós-Graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade), no Câmpus Cora Coralina (Cidade de Goiás), vinculado à UEG.

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Publicado

01-02-2024

Edição

Seção

Pesquisadores/Pesquisadoras