Plágio: cópia de um ou de todos? A construção da autoria em sala de aula

Autores

  • Alita Carvalho Miranda Paraguassú
  • Elaine Camargo Vilhena Pereira

DOI:

https://doi.org/10.31668/icone.v22i1.12862

Resumo

O objetivo dessa pesquisa, fundamentada teoricamente na Análise do Discurso francesa, é compreender como as práticas de escrita utilizadas pelos professores nas salas de aulas do ensino básico da escola pública tem colaborado, ou não, para o apagamento da autoria dos alunos por meio da naturalização da cópia. Por meio de uma pesquisa-ação foram realizadas observações, com notas de campo, em uma escola pública, na região metropolitana de Goiânia, durante as aulas de Língua Portuguesa em uma turma do ensino médio. Como proposta de intervenção foram realizados ateliês de leitura e escrita sobre cópia, paráfrase e polissemia. A partir de tais ações, foi possível observar a participação dos aspectos sociais, culturais e afetivos na constituição da autoria. Esperamos que este estudo possa contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa e para a formação de alunos-autores.

Biografia do Autor

  • Alita Carvalho Miranda Paraguassú

    Possui licenciatura em Letras.  Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Goiás, onde também cursou o mestrado e o doutorado em estudos linguísticos. Cursou especialização em psicopedagogia institucional na Universidade Católica Dom Basco. Foi servidora pública no Estado de Goiás, na cidade de Goiânia e nos municípios de Senador Canedo e Aparecida de Goiânia. Atuou como professora de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental, no ensino médio e na educação de jovens e adultos. Desde 2013 é servidora pública, em regime de dedicação exclusiva, no Instituto Federal de Goiás, onde pode atuar como professora de língua portuguesa no ensino médio integrado ao técnico, na educação de jovens e adultos integrada ao técnico, em cursos de bacharelado e licenciaturas. Atualmente, ministra aulas de estágio supervisionado em língua portuguesa, prática como componente curricular, tópicos em análise do discurso e histórias da leitura e da escrita na Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, campos Goiânia. Coordena o projeto de pesquisa A construção da autoria em práticas de escrita escolares, com ações de extensão em escolas da região metropolitana de Goiânia, auxilia as atividades do PIBID-Letras, orienta alunos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso e desde o semestre letivo de 2017-2 coordena o projeto de ensino Grupo de Estudos Discursivos do IFG. Entre 2017 e 2018 participou de atividades de gestão como coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e membro do Conselho Departamental. Entre 2017 e 2019 também fez parte do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Letras do IFG.

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Publicado

13-09-2022

Edição

Seção

Pesquisadores/Pesquisadoras