Variação linguística no Brasil: Revisitando os conceitos e refletindo sobre suas abordagens

Autores

  • Eduardo Antônio Borges dos Santos PPGEL/UFCAT
  • Silvania Aparecida Alvarenga Nascimento
  • Ana Cláudia Oliveira
  • Sheila de Carvalho Pereira Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.31668/icone.v22i1.12591

Resumo

No Brasil, a língua portuguesa é diversa devido a uma variedade de razões históricas, sociais, culturais e geográficas. O objetivo deste artigo é fornecer uma visão concisa da diversidade de nossa língua, ao mesmo tempo em que aborda as características e distinção que aqui existem. As diferenças linguísticas podem ser oriundas da faixa etária, educação, status socioeconômico e cultura. Todavia devem incutir neles uma apreciação pela magnificência desta língua. Nossa pesquisa foi conduzida tomando como base principal os seguinte autores: Bagno (2004, 2006), Calvert (2002), Camacho (2011), Figueiredo (1945), Mollica (2004), Mussalim e Bentes (2004), Soares (1998) e Tarallo (1986) . Nossos estudos indicam que os professores no Brasil devem estar preparados e atentos ao ensinar seus alunos a respeito da enorme diversidade linguística de nosso país, contribuindo, assim, para a compreensão de que nossa língua portuguesa não é homogênea e seu ensino não deve ser centrada apenas na norma-padrão.

Palavras-chaves: Variação linguística. Ensino de língua materna. Sociolinguística.

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Publicado

29-06-2022

Edição

Seção

Pesquisadores/Pesquisadoras