Celular em sala de aula: uma ferramenta no processo ensino-aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/icone.v22i1.12366

Resumo

Este estudo apresenta uma experiência didática em sala de aula, com o objetivo de conduzir os alunos à maior compreensão dos conteúdos, de forma dinâmica, unindo o livro didático e o celular em prol do conhecimento. A metodologia buscou na pesquisa-ação um caminho para o desenvolvimento colaborativo dos estudantes, executando o projeto “celular em sala de aula” com os conteúdos de Língua Portuguesa, por meio do link <http://aprendermaisinovacao.go.gov.br> do livro Aprender+. O uso de tecnologias digitais está contemplado nas competências e habilidades da BNCC. Os resultados de ordem qualitativa foram positivos, havendo maior interesse e participação dos alunos nas atividades propostas em sala de aula, observando aprendizagem satisfatória com maior motivação, interferindo no desempenho avaliativo.

Biografia do Autor

  • Cleber Cezar Silva, IF Goiano - Campus Urutaí

    Doutorando em Linguística, UNB (2017), Mestre em Estudos da Linguagem, UFG/Regional Catalão (2017), possui graduação em Letras (Português/ Inglês) UEG (2003) e Letras (Português/Espanhol) UNIP (2014). Especialização em Psicopedagogia (2005) - UEG - Unu de Pires do Rio - Goiás, Especialização em Linguística Aplicada: Ensino-Aprendizagem em Línguas Estrangeiras (2010) - Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professor no Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí. Membro da ALAB (Associação de Linguística Aplicada do Brasil). Com experiência em Ensino Superior junto a Universidade Estadual de Goiás, Pós-graduação nível especialização junto a Faculdade Noroeste - FAN, e na educação básica e função de Gestor Educacional junto a SEDUCE/GO. Atuando na área de Letras e Linguística, com ênfase em Línguas e Literaturas, com os seguintes temas: variedade, domínio, educação, inclusão, ensino de LE e prática pedagógica, léxico e toponímia.

  • Roquilane Maria Silva de Melo, SEDUC-GO/ IF Goiano - Campus Urutaí

    Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Estadual de Goiás (1998). Atualmente é professora efetiva (P4) nas disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa no Colégio Estadual Martins Borges, Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio; Pós-graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino de Português, pela Faculdade Claretiana, Batatais - SP (1999). Mestranda do Programa de Pós-Graduação Prossional em Ensino para a Educação Básica, IF Goiano - Campus Urutaí / GO.

Downloads

Publicado

04-08-2022

Edição

Seção

Pesquisadores/Pesquisadoras