A discursivização das emoções em tempos de COVID-19: um olhar do ponto de vista filopsicológico

  • Antonio Flávio Ferreira de Oliveira Univrsidade Estadual da Paraíba
  • Lisandra Ferreira de Souza Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Alagoinha-PB
  • Giovanna Barroca de Moura Universidade de Coimbra

Resumo

Neste trabalho, foi discutida a discursivização das emoções em imagens da internet, em tempos de Covid-19. Para tanto, objetivou-se investigar, nessas imagens, os afetos resultantes dos modos de enfrentamento da pandemia. Teoricamente, foram abordados conceitos da filosofia do Círculo de Bakhtin, da retórica de Aristóteles e do campo da psicologia. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa de cunho interpretativista e o corpus consta do conjunto de seis (06) imagens extraídas da internet. Como resultado, constataram-se, das imagens, reflexos de respostas a estímulos significativos para criar na população a repetição de um imaginário coletivo que constituiu possíveis representações do lado mais sombrio da Covid-19.

Palavras-chave: Filosofias de Bakhtin e de Aristóteles.  Discursivização. Emoção. Covid-19.

Biografia do Autor

Lisandra Ferreira de Souza, Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Alagoinha-PB

Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), mestra em Psicologia da Saúde pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), especialista em Saúde Mental e Rede de Atenção Psicossocial pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM). Atua como psicóloga no contexto educacional na Secretaria Municipal de Educação do município de Alagoinha e na clínica particular.

Giovanna Barroca de Moura, Universidade de Coimbra

Doutoranda em Psicologia Social pela Universidade de Coimbra. Mestre em Cooperación al Desarrollo pela Universidade de Valência, com reconhecimento em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especialista em Saúde Mental pela Faculdade Integrada de Patos, bacharelado em Pedagogia e licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba.

Publicado
2021-12-17
Seção
Artigos