O discurso sobre as representações femininas nas mídias publicitárias brasileiras: entre a teoria social do discurso e a indústria cultural

Autores

  • Alita Carvalho Miranda Paraguassú
  • Ellen Torres Pereira

Resumo

O presente estudo se configura como uma análise discursiva, cujo objetivo principal é refletir sobre a representação das mulheres nos discursos da mídia publicitária brasileira atual, a partir da perspectiva da Teoria Social do Discurso e das teorias sociológicas contemporâneas sobre gênero e mídia. O que justifica estudar e pesquisar essa temática advém do interesse em compreender como os meios de comunicação das massas influem nos nossos modos de viver a vida e as formas de dominação e resistência em que estamos inseridos. Ao longo do artigo são analisadas duas peças publicitárias brasileiras que abordam questões femininas.

Biografia do Autor

  • Alita Carvalho Miranda Paraguassú

    Possui licenciatura em Letras.  Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Goiás, onde também cursou o mestrado e o doutorado em estudos linguísticos. Cursou especialização em psicopedagogia institucional na Universidade Católica Dom Basco. Foi servidora pública no Estado de Goiás, na cidade de Goiânia e nos municípios de Senador Canedo e Aparecida de Goiânia. Atuou como professora de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental, no ensino médio e na educação de jovens e adultos. Desde 2013 é servidora pública, em regime de dedicação exclusiva, no Instituto Federal de Goiás, onde pode atuar como professora de língua portuguesa no ensino médio integrado ao técnico, na educação de jovens e adultos integrada ao técnico, em cursos de bacharelado e licenciaturas. Atualmente, ministra aulas de estágio supervisionado em língua portuguesa, prática como componente curricular, tópicos em análise do discurso e histórias da leitura e da escrita na Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, campos Goiânia. Coordena o projeto de pesquisa A construção da autoria em práticas de escrita escolares, com ações de extensão em escolas da região metropolitana de Goiânia, auxilia as atividades do PIBID-Letras, orienta alunos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso e desde o semestre letivo de 2017-2 coordena o projeto de ensino Grupo de Estudos Discursivos do IFG. Entre 2017 e 2018 participou de atividades de gestão como coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e membro do Conselho Departamental. Entre 2017 e 2019 também fez parte do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Letras do IFG.

Downloads

Publicado

16-02-2021

Edição

Seção

Pesquisadores/Pesquisadoras