Lugar de vida e luta no meio rural de Formosa-Goiás: pré-assentamento Fartura/Miguel Caetano
Abstract
Este trabalho objetivou analisar a vivência no contexto da luta pela terra, particularmente, no pré-assentamento Fartura (Miguel Caetano), município de Formosa, Goiás. Em virtude da escassez de informações referentes ao pré-assentamento e à necessidade de se conhecer mais intimamente o objeto pesquisado, essa pesquisa pautou-se pela abordagem quali-quantitativa, com priorização das fontes orais e utilização de dados e indicadores sociais, para discutir o contexto vivenciado pelos assentados, a estrutura fundiária e o uso da terra naquele município, principalmente, o agropecuário. Ele se localiza a 94 km da sede do município de Formosa e seu território aguarda vistoria e aprovação do parcelamento, por parte do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA. Nesse sentido, o abandono, por parte do poder público, somado a uma série de dificuldades como distância da cidade, falta de energia elétrica, péssimas condições das estradas, falta de saneamento básico e moradias precárias interferem na qualidade de vida dos assentados. Os resultados apontam que, apesar de todas as dificuldades, os vínculos estabelecidos entre os assentados os fazem mais fortes para o enfrentamento dos desafios diários. Além disso, observou-se que a conquista da terra representa, muito mais, do que a conquista do lar, na medida em que representa a possibilidade de afirmação enquanto sujeitos do campo e de reproduzirem o seu legado, ao longo das gerações.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Élisée - Revista de Geografia da UEG.
Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.