Lugar de vida e luta no meio rural de Formosa-Goiás: pré-assentamento Fartura/Miguel Caetano

Autores/as

  • Hugo de Carvalho Sobrinho Universidade de Brasília
  • Rodrigo Capelle Suess Universidade de Brasília
  • Cristina Maria Costa Leite Universidade de Brasília

Resumen

Este trabalho objetivou analisar a vivência no contexto da luta pela terra, particularmente, no pré-assentamento Fartura (Miguel Caetano), município de Formosa, Goiás. Em virtude da escassez de informações referentes ao pré-assentamento e à necessidade de se conhecer mais intimamente o objeto pesquisado, essa pesquisa pautou-se pela abordagem quali-quantitativa, com priorização das fontes orais e utilização de dados e indicadores sociais, para discutir o contexto vivenciado pelos assentados, a estrutura fundiária e o uso da terra naquele município, principalmente, o agropecuário. Ele se localiza a 94 km da sede do município de Formosa e seu território aguarda vistoria e aprovação do parcelamento, por parte do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA. Nesse sentido, o abandono, por parte do poder público, somado a uma série de dificuldades como distância da cidade, falta de energia elétrica, péssimas condições das estradas, falta de saneamento básico e moradias precárias interferem na qualidade de vida dos assentados. Os resultados apontam que, apesar de todas as dificuldades, os vínculos estabelecidos entre os assentados os fazem mais fortes para o enfrentamento dos desafios diários. Além disso, observou-se que a conquista da terra representa, muito mais, do que a conquista do lar, na medida em que representa a possibilidade de afirmação enquanto sujeitos do campo e de reproduzirem o seu legado, ao longo das gerações.

Biografía del autor/a

  • Hugo de Carvalho Sobrinho, Universidade de Brasília

    Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB). Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Especialista em Metodologia de Ensino de Geografia e História. Licenciado em Pedagogia. Atualmente integra o grupo de pesquisa - Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Geografia - da Universidade de Brasília - GEAF/UnB. Linha de pesquisa de interesse: Ensino/aprendizagem em Geografia; Formação de Professores; Categoria lugar como instrumento de mediação pedagógica; O livro Didático de Geografia e Estágio supervisionado em Geografia.

  • Rodrigo Capelle Suess, Universidade de Brasília
    Mestre em Geografia na Universidade de Brasília e Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás. Foi Bolsista do Pro-Licenciatura UEG, do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC) no projeto intitulado:"Lugar e Paisagem: contribuições das categorias geográficas no município de Formosa-GO" e do ProExt UEG/ MEC "Reflexão-ação-reflexão docente no resgate e valorização da identidade camponesa: qualificação de docentes que trabalham nas escolas localizadas no meio rural do município de Formosa GO". Foi estagiário em Recursos Hídricos da Embrapa Cerrados (CPAC).
  • Cristina Maria Costa Leite, Universidade de Brasília
    Geógrafa, Doutora em Educação, com Mestrado em Gestão Ambiental e Especialização em Gestão do Território e Sensoriamento Remoto. Professora efetiva da Universidade de Brasília, com atuação na Graduação em Pedagogia e na Pós Graduação em Geografia, onde atua na formação de professores na área de Geografia, bem como na análise das questões referentes ao processo de ensino/aprendizagem dessa área do conhecimento, nas modalidades presencial e à distância. Desenvolve projetos de pesquisa relacionados a "Identidade, Território e Paisagem" no contexto da Região Centro - Oeste e do Distrito Federal e "Educação em Geografia" em nível do Ensino Fundamental, Médio e Superior. Possui significativa experiência em trabalhos referentes à Gestão ambiental de Terras Indígenas e Educação Ambiental. Técnica Especializada Nível 5 no Ministério do Meio Ambiente, na modalidade de contrato temporário, com exercício no Programa de Zoneamento Ecológico - Econômico do Território Nacional/PZEE (2003-2007), Sistema Nacional de Informações sobre o Meio Ambiente/SINIMA (2007-2008) e Programa Nacional de Meio Ambiente/PNMA (2007-2010).

Publicado

2017-02-17

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Lugar de vida e luta no meio rural de Formosa-Goiás: pré-assentamento Fartura/Miguel Caetano. (2017). Élisée - Revista De Geografía De La Universidad Estatal De Goiás, 5(2), 102-117. https://www.revista.ueg.br/index.php/elisee/article/view/5641