Epistemologia política em Milton Santos: a noção de Estado
Resumen
Este artigo objetiva debater a noção de Estado no pensamento do geógrafo Milton Santos. Para executar esta tarefa, analisou-se uma copiosa bibliografia do autor, bem como de alguns de seus comentadores. A descrição que fazemos de seu pensamento segue dois eixos: 1) Estado e território: a via epistemológica; 2) Estado e sociedade: a via política. Visa-se, com esta divisão da exposição, demonstrar o significado epistemológico, bem como a apreciação política que Milton Santos faz acerca da instituição estatal. Confirmou-se com a pesquisa que Milton Santos varia sua abordagem da instituição estatal ao longo do tempo, sendo sua leitura do Estado nos escritos de 1970 a 1990 uma e de 1990 a 2000 de outra natureza. Confirmou-se também que, do ponto de vista político, ou seja, como projeto de sociedade, a abordagem sugerida pelo geógrafo baiano apresenta algumas limitações: a) não vê nada para além do Estado e do capital; b) propõe como alternativa política a volta ao Estado de bem-estar-social, algo impossível no atual quadro de desenvolvimento capitalista.
Palavras-chave: Estado. Milton Santos. Epistemologia. Geografia. Política
Epistemología y Política en Milton Santos: el concepto de Estado
Este artículo tiene como objetivo discutir el concepto de Estado ante la idea de lo geógrafo Milton Santos. Para realizar esta tarea, se analizó una bibliografía abundante del autor y algunos de sus comentaristas. La descripción que hacemos de su pensamiento sigue a dos ejes: 1) Estado y territorio: la vía epistemológica; 2) Estado y de la sociedad: la vía política. Mira-se, con esta división de la exposición, demostrar el significado epistemológico y la apreciacón política que Milton Santos realiza sobre la institución estatal. Ha confirmado con la investigación que Milton Santos varía su enfoque de la institución estatal a través del tiempo, y su lectura de lo Estado en los escritos de 1970-1990 una y desde 1990 hasta 2000 de otra naturaleza. Se confirmó también que, desde un punto de vista político, es decir, como un proyecto de sociedad, el enfoque sugerido por lo geógrafo baiano tiene algunas limitaciones: a) no se ve nada más allá del Estado y de lo capital; b) propone como una alternativa política un retorno a lo Estado de bienestar-social, algo imposible en el marco actual del desarrollo capitalista.
Palabras clave: Estado. Milton Santos. Epistemología. Geografía. Política.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Élisée - Revista de Geografia da UEG.
Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.