A A REFORMA TRABALHISTA DE 2017 E A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO ATRAVÉS DAS PLATAFORMAS DIGITAIS
Resumo
O presente estudo realiza uma análise bibliográfica na literatura acerca do trabalho e das condições de empregabilidade, evidenciando – numa perspectiva histórica – como a Reforma Trabalhista de 2017 intensificou o modelo de trabalho precarizado, agregando, com efeito, o modelo global e contemporâneo laboral. A análise bibliográfica contou com a revisão de alguns autores da área, tais como: Ludmila C. Abílio (2020, 2019, 2014) que tratará sobre a precarização do trabalhador no Brasil, em especial os motofretistas; Ricardo Antunes (1999, 2019, 2020), o autor aborda, há décadas, a precarização do trabalho e as novas formas de exploração e descaracterização do labor. O objetivo deste estudo é evidenciar como a Reforma Trabalhista de 2017 impactou, desde sua aprovação, a vida dos/as brasileiros/as, especialmente daqueles/as que lidam com atividades economicamente mais mal remuneradas, de subemprego, com destaque para ocupações que introduziram as TIC´s (Tecnologias da Informação e da Comunicação) através de plataformas digitais. Espera-se que o texto possa contribuir para que leitores/as, pesquisadores/as e o público de maneira geral tenham acesso a um material não apenas informativo, mas também especializado no tema a que propõe. Embora as reflexões que serão apresentadas sejam passíveis de refinamentos, a ideia primeira é de que a abordagem crítica a este tema possa impulsionar o estudo qualificado sobre o assunto.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao realizar a submissão, o(s) autor(es) declara(m): a originalidade do trabalho submetido; que o manuscrito não se encontra em avaliação por outro periódico; e que as normas de elaboração obedecem ao que determina o item “Diretrizes para Autores”. Também, o(s) autor(es) autoriza(m) a divulgação do artigo na Revista de Economia da UEG, caso seja aprovado pelos avaliadores, contudo mantendo os direitos autorais sobre o trabalho em submissão. Permite(m) o uso do trabalho para fins não-comerciais, o que inclui o direito de indexá-lo em bases de dados de Acesso Livre.
Para a publicação, caso seja aprovado, o(s) autor(es) deverá(ão) enviar declaração, assinada por todos os autores, que certifique a Declaração de Responsabilidade e a transferência dos Direitos Autorais, conforme modelo abaixo:
Modelo de Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Primeiro autor: (Nome, Filiação, Endereço, E-mail e CPF)
Título do manuscrito: ____________________________________________________________
Nome de todos os coautores na ordem que aparecerão no artigo:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________