O O CAPITALISMO TARDIO, NEOLIBERALISMO E SUAS RELAÇÕES COM A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO
DOI:
https://doi.org/10.31668/rs0g1402Resumo
O presente estudo, como parte de pesquisa acadêmica de mestrado em Territórios e Expressões Culturais do Cerrado-TECCER, da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e, também, de uma apresentação no Colóquio de Economia e Geopolítica do Sistema-Mundo, realizado na Universidade Estadual de Goiás (UEG), versa sobre o processo histórico-político e a suas relações com o mundo do trabalho, o Capitalismo Dependente na América Latina e o neoliberalismo. Além de abordar aspectos da economia colonial do início da Idade Moderna ao nascimento dos Estados Nacionais e suas dinâmicas de economias agroexportadoras; do início do processo de modernização do final dos anos 1800, desaguando nas primeiras décadas do século XX, na política de substituição das importações. Ademais, cita a chegada do autoritarismo na região, anos 1960/1970, a redemocratização, nos anos 1990, cenário de abertura política e a imposição da ordem neoliberal. A relação da nova ordem institucional e os seus impactos no mundo do trabalho e os efeitos nas economias dependentes da América Latina, da institucionalidade, ao introduzir a sujeição estatal aos ditames do neoliberalismo no mundo nas relações de trabalho e, com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), tem colaborado para a precarização do labor e servido de instrumento para a desertificação neoliberal.
Downloads

Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao realizar a submissão, o(s) autor(es) declara(m): a originalidade do trabalho submetido; que o manuscrito não se encontra em avaliação por outro periódico; e que as normas de elaboração obedecem ao que determina o item “Diretrizes para Autores”. Também, o(s) autor(es) autoriza(m) a divulgação do artigo na Revista de Economia da UEG, caso seja aprovado pelos avaliadores, contudo mantendo os direitos autorais sobre o trabalho em submissão. Permite(m) o uso do trabalho para fins não-comerciais, o que inclui o direito de indexá-lo em bases de dados de Acesso Livre.
Para a publicação, caso seja aprovado, o(s) autor(es) deverá(ão) enviar declaração, assinada por todos os autores, que certifique a Declaração de Responsabilidade e a transferência dos Direitos Autorais, conforme modelo abaixo:
Modelo de Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Primeiro autor: (Nome, Filiação, Endereço, E-mail e CPF)
Título do manuscrito: ____________________________________________________________
Nome de todos os coautores na ordem que aparecerão no artigo:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________