Agricultura familiar: inovação e eficiência
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.5535087Resumo
Analisou-se a agricultura familiar da Região Centro-Oeste, sob as pressuposições de que vem respondendo adequadamente aos avanços tecnológicos à sua sustentabilidade, entretanto, nem sempre está apta a aderir aos benefícios das inovações tecnológicas, enquanto as políticas públicas não têm sido eficientes no sentido de promover o desenvolvimento tecnológico da região. Procurou-se descrever as principais atividades deste segmento produtivo e o processo de desenvolvimento tecnológico da região e investigar a capacidade de absorção de novas tecnologias por parte dos agricultores familiares. Percebeu-se que a diversificação agrícola é característica marcante neste segmento, dentro e fora dos assentamentos, com diferentes prioridades produtivas. As instituições de pesquisas desempenham importante papel de disponibilizar inovações tecnológicas, e, a assistência técnica agrega conhecimentos inovadores aos agricultores. A absorção diferencia-se por prática tecnológica de 3% a 44% e pode ser explicada pelos baixos índices de assistência técnica que 69% dos agricultores julgaram insatisfatórios. A comparação das produtividades de quatro atividades: arroz, milho, mandioca e cana-de-açúcar, revelam situação satisfatória e coerente com a realidade sócioeconômica em cada região. A incorporação de inovações tecnológicas promove a eficiência e a inserção no mercado e ampliam o acesso dos agricultores a espaços democráticos, favorecendo a inclusão social do país.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao realizar a submissão, o(s) autor(es) declara(m): a originalidade do trabalho submetido; que o manuscrito não se encontra em avaliação por outro periódico; e que as normas de elaboração obedecem ao que determina o item “Diretrizes para Autores”. Também, o(s) autor(es) autoriza(m) a divulgação do artigo na Revista de Economia da UEG, caso seja aprovado pelos avaliadores, contudo mantendo os direitos autorais sobre o trabalho em submissão. Permite(m) o uso do trabalho para fins não-comerciais, o que inclui o direito de indexá-lo em bases de dados de Acesso Livre.
Para a publicação, caso seja aprovado, o(s) autor(es) deverá(ão) enviar declaração, assinada por todos os autores, que certifique a Declaração de Responsabilidade e a transferência dos Direitos Autorais, conforme modelo abaixo:
Modelo de Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Primeiro autor: (Nome, Filiação, Endereço, E-mail e CPF)
Título do manuscrito: ____________________________________________________________
Nome de todos os coautores na ordem que aparecerão no artigo:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________