Decisões de compra dos clientes de supermercados de Anápolis
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.5541908Resumo
Trata este artigo sobre as decisões de compra dos consumidores de supermercados em decorrência das alterações introduzidas nos mercados globalizados brasileiros, especificamente nos supermercados localizados na cidade de Anápolis, Estado de Goiás. O embasamento teórico desta pesquisa fundamentou-se nos seguintes itens: (1) conhecer as preferências de compra dos consumidores dos produtos de supermercados de Anápolis; (2) analisar o nível de conscientização sobre as marcas dos produtos ofertados nos supermercados de Anápolis; (3) identificar os fatores e variáveis que influenciam os clientes na escolha de um supermercado e (4) analisar a reação e rejeição dos consumidores face à insatisfação quanto às compras nos supermercados. Buscou-se através de uma pesquisa bibliográfica relacionar os fundamentos do comportamento do consumidor e as estratégias usadas pelos supermercados para merecerem a preferência dos mesmos. Uma pesquisa de campo analítico-descritiva realizada na cidade de Anápolis com 08 supermercados e 77 questionários aplicados, num universo de 580 consumidores, concluiu que a maioria desses consumidores: (1) são mulheres em sua grande maioria; (2) pertencem à classe B; (3) apresentam variadas preferências quanto à freqüência às compras; (4) ao se referirem a supermercados, os três mais mencionados, representam 68% da lembrança do consumidor (top of mind); (5) as variáveis mais significativas: o preço dos produtos, a localização do supermercado e a qualidade das mercadorias e as que causam maior grau de insatisfação dos clientes: tempo de espera em filas, atendimento ineficiente, qualidade/higiene dos produtos e falta de variedades de produtos.Downloads
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