O Daia, a economia e o espaço urbano de Anápolis (GO)

Autores

  • Wânia Chagas Faria Cunha Chagas Cunha UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
  • Kesia Rodrigues dos Santos Rodrigues Santos Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5562599

Palavras-chave:

Anápolis, Economia, Espaço Urbano

Resumo

Anápolis, cidade localizada em Goiás, apresenta grande dinamismo econômico e uma malha urbana dispersa e com grandes vazios.  Essas características econômicas advém de uma tradição de entreposto comercial somada a políticas de incentivo a industrialização, já as características urbanas são resultado da produção de seu espaço urbano ao longo do século XX. Nesse sentido o objetivo desse trabalho foi compreender os fatores que levaram ao processo de industrialização de Anápolis, um sonho materializado por meio da implantação do distrito industrial, e como o DAIA (Distrito Agroindustrial de Anápolis) influenciou a economia e o espaço urbano de Anápolis. Como resultados têm-se que esse distrito contribuiu não só para fortalecer a economia local e regional, mas também para promover uma atração populacional que gerou crescimento urbano e por consequência problemas urbanos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Wânia Chagas Faria Cunha Chagas Cunha, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
    Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás - UEG (2001). Especialista em Geografia Meio Ambiente e Turismo pela Universidade Estadual de Goiás - UEG (2003) e mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2009). Atualmente é professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás - UEG. Tem experiência na área de ensino de Geografia e Ciências Econômicas, com ênfase em Geografia econômica, urbana e regional. Desenvolve pesquisa sobre o processo de industrialização de Goiás e os reflexos deste na dinâmica regional e urbana do estado.  Atua também na discussão dos seguintes temas:economia regional, urbano, cidade, lugar,região, turismo, território, conflitos e uso do solo. É membro do grupo de pesquisa Gestão do Território e Desenvolvimento Urbano que integra o Laboratório de Geografia Urbana e Regional da Unidade Universitária de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas da Universidade Estadual de Goiás - UEG.
  • Kesia Rodrigues dos Santos Rodrigues Santos, Universidade Estadual de Goiás
    É mestre em geografia pela Universidade Federal de Goiás. Atua como professora - Universidade Estadual de Goiás e Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Anápolis. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, dedicando-se aos seguintes temas: inundação urbana, uso do solo, processos erosivos.

Downloads

Publicado

2018-02-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O Daia, a economia e o espaço urbano de Anápolis (GO). (2018). REVISTA DE ECONOMIA DA UEG, 13(2), 149-168. https://doi.org/10.5281/zenodo.5562599

Artigos Semelhantes

11-20 de 45

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.