O DESCARTE PARA O E-LIXO E POLÍTICAS PÚBLICAS: UM DIAGNÓSTICO PARA O MUNICÍPIO DE ANÁPOLIS

Autores

  • Aroldo Pedreira Barbosa da Silva Universidade Estadual de Goiás, Departamento de Ciências Econômicas, Especialização em Políticas Públicas e Dinâmicas Territoriais, Câmpus CSEH, Anápolis, GO, Brasil (UEG/GO)
  • Joana D'arc Bardella de Castro Universidade Estadual de Goiás, Departamento de Ciências Econômicas, Câmpus CSEH, Anápolis, GO, Brasil (UEG/GO)

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5542149

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Reciclagem de Lixo eletrônico, Resíduo Sólido.

Resumo

O presente artigo apresenta as grandes inquietações da sociedade moderna frente aos diagnósticos ambientais e seus efeitos na degradação da saúde, tendo como objetivo verificar como as empresas em Anápolis fazem o descarte do lixo eletrônico bem como a existência de políticas públicas para conscientização dos indivíduos. A Política Nacional dos Resíduos Sólidos, constitui-se em um instrumento poderoso de conscientização frente às necessidades de proteção do meio ambiente, uma vez que o Brasil é considerado o mercado emergente que gera o maior volume de lixo eletrônico per capta anual. Esta é uma pesquisa quantitativa, descritiva e de campo, realizada com empresários que descartam lixo eletrônico, especialmente produzidos por celulares, computadores, geladeiras e ar condicionado. Como resultado da pesquisa verificou-se que ainda existe confusão de conceitos como materiais recicláveis e e-lixo; descarte inadequado do e-lixo pelos empresários; e a falta de políticas públicas direcionadas ao lixo eletrônico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Aroldo Pedreira Barbosa da Silva, Universidade Estadual de Goiás, Departamento de Ciências Econômicas, Especialização em Políticas Públicas e Dinâmicas Territoriais, Câmpus CSEH, Anápolis, GO, Brasil (UEG/GO)

    Licenciado em geografia (UEG), especialista em Políticas Públicas e Dinâmicas Territoriais (UEG). E-mail: arolldo@hotmail.com

  • Joana D'arc Bardella de Castro, Universidade Estadual de Goiás, Departamento de Ciências Econômicas, Câmpus CSEH, Anápolis, GO, Brasil (UEG/GO)

    Doutora em Economia pela UnB. Professora de Economia da UEG.

Downloads

Publicado

2017-04-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O DESCARTE PARA O E-LIXO E POLÍTICAS PÚBLICAS: UM DIAGNÓSTICO PARA O MUNICÍPIO DE ANÁPOLIS. (2017). REVISTA DE ECONOMIA DA UEG, 12(1), 109-128. https://doi.org/10.5281/zenodo.5542149

Artigos Semelhantes

1-10 de 260

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.